Notícias

Mostra do Conhecimento 2023 | EI e EFI


Da Sustentabilidade à Inovação Social e Educativa: a Mostra revelou os problemas de pesquisa que nortearam as investigações ao longo do ano.

Nos dias 2 e 9 de dezembro, a Mostra do Conhecimento no CSL abriu um leque de descobertas, desde o engajamento das crianças do Pré I na horticultura orgânica até os projetos inovadores e sociais dos alunos do 4º e 5º ano. As famílias foram convidadas a mergulhar nesse universo diversificado de aprendizagem e conferiram os projetos de pesquisa que foram desenvolvidos durante o ano letivo de 2023, nas diferentes áreas do conhecimento.

Educação Infantil

Além do lápis e papel nas mãos, durante o ano, os/as alunos/as do Pré I tiveram como instrumento de estudos mudas e regadores. Inspirados no segundo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2) da agenda 2030 da UNESCO, que foca em fome zero e agricultura sustentável, eles se dedicaram a um projeto de horticultura orgânica. Aprendendo sobre o ciclo de vida das plantas, eles também absorveram lições sobre trabalho em equipe, empatia e compartilhamento. Este projeto, apresentado na Mostra, incluiu um dos momentos mais marcantes: a doação da colheita para o Arsenal da Esperança, simbolizando um gesto de valorização da vida e o compromisso de alimentar quem tem fome.

Transitando do mundo da natureza para o universo lúdico, surge a pergunta: Como as crianças de outros lugares do Brasil brincam? Essa curiosidade foi desvendada pelas crianças do Pré II durante a apresentação, que levou as  famílias em uma viagem pelas brincadeiras tradicionais brasileiras. Refletindo as culturas presentes nas cinco regiões do país, esse projeto abriu uma janela para a diversidade, promovendo um entendimento mais profundo sobre como o ambiente em que vivem influencia as  várias culturas que compõem o Brasil.

Ensino Fundamental I

No 1º ano do Ensino Fundamental I, o foco foi na conscientização sobre o desperdício de alimentos. As famílias observaram como os/as alunos/as desenvolveram uma campanha educativa e um livro de receitas. Este livro continha sugestões de variados pratos que utilizam o alimento integralmente, demonstrando a aplicação prática de conceitos de sustentabilidade e inovação culinária.

O brincar também foi destaque na apresentação do 2º ano! Inspirado por uma pesquisa sobre bem-estar com alunos e famílias, o projeto resultou em sugestões criativas dos/as estudantes para enriquecer as brincadeiras no colégio. Amarelinhas, jogos de tabuleiro e uma lousa interativa foram algumas das ideias propostas e, na Mostra, tanto crianças quanto famílias mergulharam nessa diversão.

“Nosso patrimônio, nossa história” foi o tema apresentado pelo 3º ano. Eles aprenderam sobre os conceitos de patrimônio histórico-cultural material e imaterial, estudaram vários exemplos existentes na cidade de São Paulo, no Brasil e no mundo e, por fim, analisaram a importância da preservação dessas preciosidades para a manutenção e desenvolvimento de nossa cultura. E para celebrar o momento, uma dança inspirada no tema encantou os/as convidados/as.

Já no 4º ano, com o tema “Invisibilidade Social”, os/as estudantes se engajaram em projetos com ONGs, e desenvolveram soluções criativas para apoiar causas sociais. Inspirados na pedagogia inaciana, eles/as aprenderam a importância de um olhar atento e uma escuta ativa, essenciais para entender e responder às vozes que muitas vezes permanecem silenciadas. O momento foi coroado com um emocionante Flash Mob. Ao final da apresentação, as famílias tiveram a oportunidade de conhecer alguns representantes das ONGs.

Por fim, o 5º ano se concentrou na Educação de Qualidade, investigando e propondo maneiras de aprimorar as práticas educativas. Eles visitaram instituições educacionais como o CEJOLE e o Fé e Alegria em busca de inspiração em boas práticas educacionais. Essas experiências serviram de base para que formulassem reflexões sobre o tema e criassem projetos de lei para serem apresentados ao Grêmio (2024). Fomentando a prática democrática por meio de uma votação interna, os projetos vencedores foram selecionados e apresentados de forma criativa aos/às convidados/as.

Toda essa produção está ancorada na proposta curricular do CSL que aposta na valorização do espírito investigativo dos/as estudantes por meio de diferentes estratégias de pesquisa, colocando-os/as como protagonistas no processo de aprendizagem. Confira a Mostra no formato online.

CONFIRA MAIS FOTOS NAS GALERIAS:

Pré I

Pré II

1º Ano

2º Ano

3º Ano

4º Ano

5º Ano

Tags