Notícias

Atividades de acolhimento e integração marcam o retorno às aulas


O CSL cultiva um ambiente acolhedor, harmonioso e propício ao desenvolvimento integral dos/as estudantes.

Nas primeiras semanas de aula, o Colégio São Luís acolheu com grande alegria aproximadamente 2.300 estudantes que retornaram às aulas com muito entusiasmo. Em um período marcado por reencontros e novas descobertas, foram planejadas ações de acolhimento e de integração, considerando as três dimensões que caracterizam a formação integral proposta pelo colégio: cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa. Inspiradas na pedagogia inaciana, essas iniciativas valorizam cada indivíduo e sua jornada única de desenvolvimento humano e aprendizado.

Em um ambiente de cuidado e atenção, o colégio reforça seu compromisso com a excelência humana, motivando cada aluno/a a explorar e alcançar seu potencial máximo como pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas. Diante disso, Ana Carlota Vieira Niero, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, destaca que cada estudante que chega ao Colégio São Luís é acolhido em sua individualidade e especificidade e “é convidado a desenvolver seus talentos em prol do bem comum”.

Já Camilla Cristina Arantes Ribeiro, orientadora educacional do 1º ano EFI, enfatiza a importância deste período de adaptação, ressaltando que o acolhimento favorece o desenvolvimento do sentimento de pertença, e que, à luz da pedagogia inaciana, “o nosso diferencial é contribuir com o desenvolvimento integral de cada estudante.”

Criatividade na integração e acolhimento

Contações de histórias, dinâmicas de autoconhecimento, enigmas interativos, bingos, foram algumas das atividades propostas nas primeiras semanas de aula. Essas iniciativas buscaram incentivar a interação, fortalecer laços de amizade e promover o conhecimento mútuo em um ambiente de apoio e colaboração.

Na Educação Infantil, as crianças foram convidadas a entrar em um mundo de fantasia e descoberta por meio da contação de histórias, apresentações e atividades de reconhecimento dos espaços do colégio. Tais práticas não apenas facilitaram a adaptação dos/as mais novos/as, mas também promoveram o desenvolvimento da expressão e da interatividade.

Para os/as alunos/as do 1º ano, a aventura começou com o “Enigma do Passaporte”, uma jornada lúdica por diversas estações que representam as diferentes áreas do conhecimento que explorarão ao longo do ano. Durante a atividade, as crianças foram incentivadas a decifrar mensagens secretas, recebendo, ao final, um passaporte simbólico para o mundo do conhecimento.

No 4º ano, foram exploradas habilidades fundamentais como o autoconhecimento e a expressão artística, estimulando a autoestima e a confiança, por meio de atividades iniciadas com a escuta da história ‘Valentim é a cara de…’. Essa experiência foi seguida pela criação de autorretratos inspirados em pintores famosos. Além disso, uma roda de conversa sobre expectativas e desejos para o ano letivo permitiu que os/as estudantes expressassem suas esperanças e sonhos, os quais foram materializados em post-its e compuseram a ‘árvore dos desejos’.

Este simbolismo da árvore, representando os anseios individuais e coletivos, encontrou eco também no 6º ano do Ensino Fundamental II, em que um vídeo provocou reflexões sobre a transição para uma nova fase escolar, e, de maneira similar, uma ‘árvore dos desejos’ coletiva capturou as esperanças dos alunos, servindo como um poderoso lembrete das expectativas compartilhadas para o futuro.”

Histórias pessoais dos professores no 7º ano serviram para estreitar os laços entre alunos e educadores, criando um ambiente de maior proximidade e confiança. Já o ‘bingo humano’, realizado nos 8º e 9º anos, fomentou a interação e o conhecimento mútuo entre os estudantes. Especificamente no 9º ano, a jornada de integração culminou com uma atividade singular de autoconhecimento, na qual os alunos foram convidados a compartilhar as histórias por trás de seus nomes. Essa experiência permitiu um mergulho ainda mais profundo nas identidades individuais e fortaleceu os vínculos comunitários, marcando um momento significativo de troca e reflexão.

Para os/as alunos/as do Ensino Médio, a dinâmica “Você sabia?” revelou curiosidades e similaridades entre os/as estudantes, desde nomes até histórias familiares, estimulando a formação de novas amizades e o reforço dos laços de comunidade.

Bênção para o início do ano letivo

Padre Edison de Lima, SJ, e Padre Gustavo Valentim, SJ, em diferentes momentos, conduziram os estudantes de todos os segmentos e períodos em uma cerimônia especial, abençoando o ano letivo de 2024. Juntos, pediram por harmonia e paz neste novo ciclo, expressaram gratidão pela vida dos pais e responsáveis, e refletiram sobre a importância do cuidado com os amigos: “Bem querer é um valor humano. Que possamos fazer o bem querer”. (Pe. Edison de Lima, SJ)

VEJAM MAIS FOTOS:

Bênção para o início do ano letivo