Notícias

Nos passos de Jesus: retiro na Semana Santa

Jovens da Crisma vivenciam ritos da Semana Santa em viagem à Vila Gonzaga 

Carregar a cruz. Repartir o pão. Lavar os pés de um companheiro. Cada um desses gestos foi vivenciado por cerca de 60 jovens da Crisma no retiro da Semana Santa, na Vila Gonzaga.

A proposta, elaborada pela equipe da área da Humanística do Colégio São Luís, foi proporcionar aos participantes uma experiência de reflexão sobre os últimos dias de Jesus, que pudesse ser sentida na pele e no coração.

Na quinta-feira santa, os jovens exercitaram a humildade, lavando os pés uns dos outros e partilhando o pão em uma ceia judaica como acontecia nos tempos de Jesus. Na sexta-feira santa, meditaram sobre a dor de Cristo e as dores do mundo e celebraram a sua morte na cruz com a esperança da vinda de uma vida nova.

No sábado, assistiram a uma interpretação da coordenadora Maria Cecília  Marino no papel de Maria, mãe de Jesus, lembrando de momentos alegres e tristes vividos com seu filho. Ao final da apresentação, cada um dos jovens recebeu uma carta de seus familiares relembrando de passagens importantes de suas próprias histórias. Quanta emoção!

Dessa forma, no domingo de Páscoa, os jovens voltaram às suas casas transformados: “O encontro de Páscoa foi importante para minha construção pessoal e para a superação de meus problemas. Eu também pude conhecer muitas pessoas novas. Foi muito emocionante!”, relatou Isabella Camargo, aluna do 2º ano do Ensino Médio Noturno.

Enquanto isso, na Catequese… 

O estudo da Semana Santa da turma da Primeira Comunhão também contou com vivências contemplando as passagens fortes que marcam a entrega de Jesus Cristo e o sentido da nossa fé cristã. As temáticas seguiram desde o domingo de ramos com a entrada de Jesus em Jerusalém, passando pelo lava-pés, a morte de Jesus na cruz e sua culminância com a ressurreição. “Foram momentos profundos e significativos”, comenta a catequista Renilda Pereira.

Leave a comment