Notícias

A Comunicação na Rede Jesuíta de Educação

Encontro da Rede Jesuíta no Rio discute estratégias de comunicação

Nos últimos dias 4 e 5 de abril, aconteceu, no Rio de Janeiro, o primeiro Encontro de Comunicação da Rede Jesuíta de Educação. O debate, que ocorreu sob a liderança do Pe. Carlos Jhan, diretor do Colégio Medianeira e coordenador do GT de Comunicação da RJE, reuniu representantes do setor de Comunicação dos colégios da Rede para troca de experiências e busca de frentes de atuação comuns. O delegado da Educação Básica, Pe. Mário Sundermann, e o coordenador de Comunicação da BRA, Pe. Ancelmo Dias, também estiveram presentes.

O primeiro dia foi marcado pelas apresentações. Cada representante teve a oportunidade de expor seus processos e produtos de comunicação, bem como sua estrutura de funcionamento. Foi possível aos presentes conhecer um pouco mais do trabalho de cada uma das unidades da Província, que têm realidades bastante distintas entre si: algumas têm o setor organizado, outras passam por uma renovação e outras ainda precisam de estrutura. Em um segundo momento, nas discussões em grupo, foram debatidos os primeiros passos para uma atuação mais próxima e afinada dos setores de Comunicação dos colégios.

Como conclusão, ficou clara a importância estratégica do setor, bem como a existência de diferentes oportunidades para desenvolvimento de ações conjuntas – com abertura para  adequações locais – que venham a melhorar os resultados e diminuir custos na área. “Comunicação é insumo de gestão”, sinalizou o Pe. Carlos Jhan. O plano de lançamento do PEC, assim como a utilização do Moodle também foram assuntos do Encontro. Pe. Mário lembrou que o uso do Moodle pelo setor também deve obedecer as diretrizes do PEC, como, por exemplo, o olhar sob o foco da aprendizagem. “Como usar esse espaço de comunicação virtual na lógica da transversalidade?”, questionou ele.

Depois desta bem-sucedida experiência, a sinergia entre os setores de Comunicação dos colégios da Rede deverá ser encorajada. A perspectiva é que o grupo alimente e amplie o intercâmbio ali experimentado, aprimorando e afinando estratégias conjuntas para a Comunicação dos colégios e da Rede Jesuíta de Educação.

Leave a comment