Notícias

O dia das Exatas no Fórum de profissões

Estudantes de 9º ano à 3ª série do Ensino Médio participam de palestra e conversas com profissionais de mercado

O primeiro dia do Fórum de Profissões, realizado dia 10 de maio, teve como foco a área de Exatas, em especial as Engenharias. Participaram os alunos do Ensino Médio e do 9° ano do Ensino Fundamental do São Luís e do colégio São Francisco Xavier, ambos da Rede Jesuítas de Educação na cidade de São Paulo.

No início da tarde, os alunos assistiram à palestra do vice-reitor de Ensino e Pesquisa da FEI, Marcelo Pavanello, que falou sobre aqueles que considera os maiores desafios para o engenheiro brasileiro: o desenvolvimento de soluções para o agronegócio e a produção de energia. Ele também apresentou algumas tendências da área como robótica, internet das coisas, impressão 3-D e exoesqueleto. “Sinônimo de sucesso na geração atual é ser um empreendedor inovador. Mas para fazer o que quer é preciso que a ideia atenda a uma demanda social”, comentou Pavanello.

Após a palestra, professores da FEI, alunos do Insper e profissionais de mercado aguardavam os estudantes para conversas nas salas de aula, nas quais puderam apresentar um pouco da rotina e dos desafios de suas áreas de atuação e tirar dúvidas dos alunos interessados. Havia representantes de carreiras como Ciências da Computação, Física, Matemática e das Engenharias Civil, de Automação e Controle, de Materiais, de Produção, Elétrica, Mecânica Automobilística, Mecatrônica e Têxtil.

“Tomei a decisão de fazer Mecatrônica ao participar de um fórum como esse”, disse Martim Ferreira José, aluno do 1º semestre da Insper. “Depois de começar a cursar, percebi com a prática que a Engenharia envolve conhecimento em gestão de projetos e o processo criativo do design”, contou aos estudantes, ávidos para conhecer o robô que os universitários trouxeram para demonstração.

Leia também sobre o segundo dia do Fórum de Profissões, dedicado às carreiras de Humanas e Artes.

Leave a comment