Notícias

Mais poesia e mais amor, por favor!

De braços abertos, andando sobre uma linha imaginária feito um equilibrista, o professor de Literatura, Maurício Soares, declamou:

No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho

A dramatização dos versos de Carlos Drummond de Andrade terminou de ponta-cabeça. Isso mesmo! O professor fez uma “bananeira” e os alunos do 7º ano aplaudiram, incrédulos.

As interpretações da poesia Pneumotórax, de Manuel Bandeira, e O adeus de Teresa, de Castro Alves, também atraíram olhares atentos ao palco, onde o professor apresentou cada verso com paixão.

Gêneros literários

Essa turma ainda não tem aulas com o professor Maurício, que leciona no Ensino Médio e é também ator. Foi uma aula especial planejada pela professora Fernanda Franco, dentro do estudo de gêneros literários, que neste ano já agitou a série com trocas de correspondências em papel, bate-papo virtual via Moodle, apresentação ao estilo japonês pecha-kucha, entre outras propostas criativas.

Entre um e outro poema, os professores e a turma comentaram o que sentiram. Perceberam que poesia não se faz necessariamente rima, nem com palavras difíceis. Notaram que alguns temas e dores são naturais do homem, não importa o tempo e o lugar que ele vive.

E, assim, o trabalho do estudo do gênero da poesia chegou ao fim, sensibilizando para o poder transformador das palavras em versos. É como se lê em cartazes pela avenida Paulista: mais poesia e mais amor, por favor!

Leave a comment