Notícias

Narrativas bíblicas em stop motion

Stop motion é uma técnica de animação de vídeos que utiliza uma sequência de fotografias para dar a impressão de movimento. Ela é utilizada tanto por grandes estúdios quanto em filmes caseiros. No 8º ano do Colégio São Luís, a técnica foi utilizada nas aulas de formação cristã, para que os alunos pudessem recontar uma narrativa bíblica aos seus colegas.

Arca de Noé, O semeador e O bom samaritano foram algumas das passagens escolhidas pelos alunos, que contaram a história por meio de desenhos, bonecos de massinha e de peças de montar. Para a fotografia, a maioria utilizou a câmera do celular e aplicativos, mas houve os que trouxeram Go-Pro e câmeras digitais.

O processo também foi muito importante no trabalho. Os alunos definiram os grupos e a função de cada um no projeto: líder, texto, foto, desenho, modelagem, edição e organização. Também aprenderam a produzir o roteiro, planejando as cenas, os planos de fotografia e os diálogos. Desenvolveram, para facilitar a visualização do produto final, um story board, ou seja, um passo a passo com desenhos de cada tomada.

“Os alunos se superaram na criatividade, na absorção da mensagem das narrativas e na utilização dos recursos tecnológicos”, comenta a professora de Ensino Religioso, Eliane Andriani.

A seguir, você confere uma mostra das animações:

Leave a comment