Notícias

Uma caça ao tesouro inesquecível

O Laboratório de Humanística do 3º ano teve como mote histórias de mistérios e aventuras, que são de grande interesse da faixa etária. A atividade acontece na Vila Gonzaga para alunos a partir do 1º ano Fundamental e envolve a reflexão sobre valores de convivência.

Ao chegarem lá, antes de um gostoso café da manhã, os alunos tiveram o primeiro desafio: formar grupos com pessoas de outras classes ou períodos (matutino ou vespertino), com o intuito de elaborar um mapa a ser usado na caça ao tesouro.

Durante a brincadeira, outros desafios foram aparecendo. As equipes tinham de seguir pistas por toda área da Vila, tendo o cuidado de não cair em dicas falsas ou de não perder tempo no caminho. Recebiam também alguns objetos “estranhos”, como um cotonete, que seriam importantes para decifrar os enigmas. O trabalho em equipe e a escuta da opinião de cada componente foi de extrema importância para a superação dos desafios.

E, assim, o tesouro foi achado: o trabalho cooperativo. As crianças aprenderam, na prática, a importância de trabalhar em equipe e as condições necessárias para que a tarefa fosse cumprida: saber falar, ouvir, respeitar combinados e regras, respeitar as diferenças e as diversidades.

Tempo para brincar

O dia na Vila Gonzaga também incluiu tempo livre para as crianças brincarem, no qual o escorregador de grama (mais conhecido como “ski-bunda”) foi a maior atração.

Confira algumas fotos.

Dia 8 de setembro – turmas 2 e 5:

Dia 5 de setembro – turmas 1 e 4:

Dia 13 de setembro – turmas 3 e 6

Leave a comment