Notícias

Rito de passagem

A passagem do 5º para o 6º ano marca um período de mudanças muito significativas na vida escolar, com a introdução de novas aulas e matérias, além dos questionamentos e desafios da pré-adolescência.

Para ajudá-los a atravessar essa fase com entusiasmo, o Laboratório de Humanística na Vila Gonzaga propôs uma retomada de jogos e brincadeiras da infância, além de conversas e reflexões preparatórias para o novo ciclo.

Em clima de relaxamento, os alunos fecharam os olhos e relembraram momentos especiais vividos no Colégio São Luís: o primeiro dia de aula, os amigos do coração, o início da alfabetização e as brincadeiras marcantes de cada ano…

Hora de agitar e os alunos relembraram, na prática, os jogos de que tanto gostam: pic bandeira, base 4, war, queimada, entre outros. Depois do contexto, reflexão e ação, como é típico da pedagogia de inspiração inaciana, seguiu uma proposta de avaliação do percurso: os alunos produziram um totem para materializar suas memórias e experiências coletivas.

Após o almoço, ainda puderam tirar dúvidas com colegas que estão atualmente no 6º ano e brincaram à vontade na área verde e quadras da Vila Gonzaga. Que venha o próximo ciclo!

 

Leave a comment