Notícias

DNA de vencedor

Aluno vence concurso da USP com animação sobre DNA e herança biológica

Giordano Gadelha, da 1ª série do Ensino Médio, desenvolveu duas novas paixões nas férias de julho. Uma delas foi por fazer animações. A outra pela área da genética. Isso porque ele participou do concurso artístico ‘DNA e herança biológica’, promovido pela USP por meio do Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humana e Células-Tronco. Em outubro, veio a notícia: Giordano foi o vencedor!

O regulamento deixava livre a forma de expressão artística a ser utilizada. Apenas restringia a participação para estudantes, fossem eles da rede pública ou particular. “Divulguei o concurso para todo o Ensino Médio, embora o conteúdo sobre DNA seja aprendido mais profundamente a partir do segundo semestre da 1ª série e os conteúdos sobre genética somente na 3ª. série do Ensino Médio”, conta a professora Vânia Macarrão. “Então, quando o Giordano disse que participaria, passei alguns links e referências de textos para que ele estudasse o assunto sozinho”.

Depois de algumas dúvidas solucionadas pela internet ou em conversas rápidas no corredor, o aluno trouxe o roteiro para dividir com o a professora. “O primeiro desenho tem a data do dia 15 de março”, conta Giordano. Juntos, eles simplificaram a ideia, avaliaram se os conceitos técnicos estavam corretos (considerando o rigor científico compatível à idade) e Giordano levou para casa a missão de desenhar e produzir o filme – outros estudantes chegaram até essa fase, mas acabaram não terminando o projeto.

Alguns meses e 1055 desenhos depois, a animação ficou pronta. Como era julho, mês de férias, Giordano submeteu sua obra ao concurso sem a supervisão de Vânia. E sabe o que ela achou do resultado? “Tão bom que mostrei o vídeo em aula a todos os alunos”, contou a professora. “Independentemente do resultado do concurso, já estava realizada por ter um aluno com tanto prazer em buscar o seu conhecimento”.

Giordano, por sua vez, encontrou uma área nova que considera como possibilidade para o futuro profissional – a genética – e com a vitória no concurso terá a oportunidade de fazer um breve estágio no Instituto Genoma para conhecer melhor esse território.

Parabéns, Giordano e professora Vânia!

Leave a comment