Notícias

Mestrado da Rede Jesuíta

A preocupação da Rede Jesuíta de Educação (RJE) em capacitar seus profissionais em novos horizontes teórico-práticos e no conhecimento da proposta pedagógica jesuítica consolidou-se em um Programa de Formação Contínua, lançado em agosto.

Em parceria, diretores acadêmicos dos colégios da RJE e profissionais da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – São Leopoldo/RS), constituíram a “Especialização em Educação Jesuítica: aprendizagem integral, sujeitos e contemporaneidade” e o “Mestrado Profissional em Gestão Educacional”. Os convênios para o lançamento dos cursos foram assinados pelo Delegado para a Educação Básica da Companhia de Jesus no Brasil, Padre Mário Sündermann, SJ, e pelo Pró-Reitor Acadêmico da Universidade, Padre Pedro Gilberto Gomes, SJ.

A turma do mestrado iniciou suas atividades no dia 17 de outubro e tem duas coordenadoras do Colégio São Luís no grupo: Sandra Vaiteka (8º e 9º anos) e Silvia Andrade (Fundamental I). A formação acontece entre 2016 e 2018, com aulas presenciais intensivas no campus da Unisinos em São Leopoldo/RS e atividades realizadas à distância.

O “Mestrado Profissional em Gestão Educacional” da Unisinos visa qualificar profissionais de instituições de ensino, contribuindo para a produção de novos conhecimentos na área de atuação bem como para o desenvolvimento de projetos inovadores na gestão das organizações educacionais. Além de desenvolver competências de gestão e liderança, a partir de uma abordagem interdisciplinar, de pensamento e atuação sistêmicos complexos, o curso proporciona o aprofundamento de estudos para o desenvolvimento de uma gestão corresponsável e participativa.

Voltar aos “bancos da escola” é uma oportunidade para que os profissionais dos colégios da RJE tenham novas experiências e vivências, com foco na Aprendizagem Integral, aperfeiçoando-se constantemente, pois é essencial estarem atualizados e atentos às práticas pedagógicas, suas aplicações e desenvolvimentos dentro e fora da sala de aula. Além disso, os educadores que se aperfeiçoam com novos conhecimentos e práticas ajudam a revitalizar o projeto pedagógico dos colégios.

 

* Texto original publicado pela Assessoria de Mídia e Comunicação do Colégio dos Jesuítas

** Foto Dayse Lacerda/Colégio Loyola-MG

Leave a comment