Notícias

“It’s All About Shakespeare”

No ano em que a morte de William Shakespeare completa 400 anos, as obras do poeta e maior dramaturgo inglês da história entraram com força nas aulas do 7° ano do Ensino Fundamental.

Tudo começou com a proposta da professora de inglês Évila, que em junho preparou aulas sobre a vida e a obra de Shakespeare com a finalidade de introduzir um novo vocabulário e, também, temas interessantes para discussão. Na ocasião, o professor de teatro Tuna Serzedello (que também é educador da Humanística) conduziu um workshop a partir do texto “Hamlet em 15 Minutos”, do autor inglês Tom Stoppard.

A professora incentivou os alunos a participarem do concurso cultural “It’s All About Shakespeare”, promovido pela organização internacional British Council, produzindo um vídeo que responde à pergunta: Por que Shakespeare continua atual?

Foi o gancho para que o trabalho se tornasse multidisciplinar, passando por uma etapa de pequisa e culminando, no dia 24 de outubro, com uma manhã cultural, envolvendo oficinas, filmes e uma apresentação de teatro profissional.

Uma manhã dedicada a Shakespeare

O dia começou com as oficinas multidisciplinares, nas quais os alunos vivenciaram temas e conflitos cotidianos abordados pelo dramaturgo no século XVI, mas que permanecem atuais. Por meio das obras Rei Lear, Júlio Cesar, Hamlet, O Mercador de Veneza e Romeu e Julieta, os alunos participaram de encenações, debates e reflexões sobre família e relacionamentos, liderança e poder, justiça e normas, identidade e igualdade, sorte e destino.

Após, assistiram a trechos dos filmes Romeu e Julieta (Baz Luhrmann, 1996) e Rosencrantz e Guilderstein estão mortos (Tom Stoppard, 1990), para mostrar a adaptação e atualização da obra de Shakespeare para o cinema. Por fim, os alunos assistiram à apresentação teatral, em inglês, de versões reduzidas das obras O Mercador de Veneza e Romeu e Julieta e participaram de um bate-papo com os atores que fizeram a apresentação, sorteio de livros e brincadeiras explorando o conhecimento sobre tudo que estudaram.

E o projeto “It’s All About Shakespeare” continua, pois os alunos ainda podem enviar seus vídeos para participar do concurso cultural.

Leave a comment