Notícias

Exposição Lixo de Luxo

Projeto Lixo de Luxo

Por Mariana Bojikian e Gabriela Ferreira Pereira

O projeto “Lixo de Luxo” ficou exposto durante toda a semana do conhecimento. O trabalho foi feito pelas 1ª séries do Ensino Médio do diurno e tiveram como objetivo de analisar e propor soluções para problemas de descartes de alimentos sem valor. Cada turma ficou responsável pela escolha de um alimento.

Alunos da 1.1 estudaram a batata. Após uma longa pesquisa, chegaram a uma conclusão a respeito do desperdício e pensaram o que fazer para mudar essa realidade. Para que esse desperdício não aconteça, os estudantes esclareceram em seu trabalho que não se deve jogar o alimento fora apenas pela sua aparência, pois às vezes o gosto pode estar diferente do que aparenta. Eles propuseram fazer receitas ou até mesmo experiências, como, por exemplo, uma pilha feita com a própria batata.

Os alunos da 1.2 tiveram como objeto de estudo a mandioca. Pesquisaram todos os meios de utilização da mandioca, visando à diminuição do desperdício. Os jovens criaram receitas, treinos físicos baseados em uma alimentação que inclui a mandioca, uma cola e um plástico feito dessa raiz.

Os alunos da 1.3 estudaram a banana e descobriram que a casca da banana pode ser adicionada em argamassas de cimento, que atende aos quesitos de sustentabilidade, economia e ecologia, gerando benefícios tecnológicos e econômicos.

Por fim, os alunos da 1.4 estudaram o ovo. Pesquisaram, por exemplo, os municípios que mais produzem ovos no estado de São Paulo. O trabalho também mostrou as outras utilidades do ovo, como a proteína da clara de ovo que é a albumina, e havia também na exposição uma receita de máscara de rosto feita com ovo e uma colher de mel.

A proposta foi feita por diversos professores e envolveu diversas disciplinas, como biologia, química e educação física.

Leave a comment