Notícias

Alunos representantes da X SINU esclarecem dúvidas

Por Rafael Alves Cabral e Kauê de Sotti

Alunos do terceiro ano do Colégio São Luís se reuniram na sala da humanística, nesta terça-feira (01), para esclarecer algumas dúvidas de colegas de outras séries sobre como é participar de um evento como este. Como organizá-lo, quais são os processos envolvidos e muitas outras questões surgiram ao longo do encontro.

A Simulação Interna das Nações Unidas (SINU) é um evento que ocorre anualmente no Colégio São Luís. Nele, os alunos se reúnem e promovem reuniões diplomáticas, em que os alunos atuam como delegados ou jornalistas, sempre representando um país. O evento é inteiramente organizado pelos próprios alunos que estão cursando a 3ª série do Ensino Médio, que recebem algum suporte quando precisam de pequenas orientações, mas na maior parte do tempo a autonomia prevalece.

Ao longo do discurso, entre diversas questões, foi levantado o tema quais foram as melhores experiências. Os alunos acabaram chegando a um acordo em que os principais aprendizados foram adquiridos com o trabalho em grupo, que permitiu que eles pudessem desenvolver uma maturidade para situações que são bem comuns nas faculdades e na vida profissional, além de criar uma relação de amizade entre eles e ressaltou-se o contato com os alunos do Noturno. “É uma das poucas oportunidades que nós temos de interagir”, disse o grupo.

Desde o início, os alunos ressaltaram que há sim, um longo e cansativo trabalho a ser realizado a cada edição do evento, mas que os resultados recompensam. “O crescimento pessoal é algo muito gratificante”, disse a aluna. Os organizadores são escolhidos no início do ano letivo e estarão se dedicando ao evento durante seis meses seguidos. As funções e tarefas são divididas para os secretariados, mas não há uma hierarquia dentro do projeto, os participantes se veem como conselheiros uns dos outros.

Leave a comment