Notícias

“Experiência que abre portas”

Por Jhenifer Cristina, Ingrid Siqueira e Stephanie Nascimento Santos

Nesta última terça-feira (01), os alunos do 8° ano EF II do Colégio São Luís, apresentaram uma peça baseada na leitura do livro “Auto da Compadecida”, escrito por Ariano Suassuna. A peça foi apresentada no teatro do colégio.

As turmas fizeram uma apresentação da parte final do livro, colocando os personagens principais, três coadjuvantes do livro, e criando outros três. Além disso, tiveram que incluir uma discussão sobre misericórdia e justiça, para decidir no final se João Grilo se tornaria herói ou anti-herói, de acordo com as instruções das professoras de Redação, Língua Portuguesa e Ensino Religioso.

Todos os elementos da peça foram produzidos e organizados pelos próprios alunos, que tiveram um trabalho intenso de dois meses de preparos. “A maior dificuldade era falar alto e com o sotaque”, disse Fábio Sales, da turma 8.3.

Os alunos foram divididos em grupos com diferentes funções. “Esse foi um trabalho muito interessante. As escolhas foram por habilidades, então tivemos grupos heterogêneos. Em cada sala, tivemos cinco grupos diferentes, de iluminação, cenário, atores, diretores/roteiristas e sonoplastia”, disse a professora Lia, de Ensino Religioso.

O resultado do trabalho dos alunos foi além das expectativas das professoras. Eles abordaram temas como crítica social e desigualdades, com grande sucesso. “Foi uma experiência que abre portas”, completou a professora Lia.

Leave a comment