Notícias

Literatura de Cordel

Por Carolina Silva Souza e Vitória Caeté

Os alunos do 1º ano do ensino médio do Período Noturno fizeram um trabalho com a professora Julia, de redação, e com a professora de artes, Márcia, relacionado à literatura de cordel. Os trabalhos estão expostos na Biblioteca e estão participando da Semana do Conhecimento no colégio.

A exposição é baseada na literatura brasileira de cordel e inspirada na arte nordestina, que é o local de sua origem, como a capa que foi idealizada pela professora Márcia, de artes, utilizando a técnica de xilogravura. A parte escrita, também baseada no método do cordel nordestino, foi instruída pela professora Julia, de redação, e segue o método tradicional de fazer cordéis. Os trabalhos apresentam temas variados inspirados na cultura do Nordeste.

Em pergunta à professora Julia, uma das coordenadoras do trabalho, em relação ao que os alunos aprenderam com o trabalho ela afirmou que “Primeiro, eu percebi houve um aprendizado muito grande em relação ao trabalho em grupo. Os alunos tiveram que se esforçar muito e se organizar para conseguir realizar o trabalho no tempo esperado.”. Perguntada sobre o objetivo do trabalho e se ele foi atingido, ela declarou que “O objetivo era esse contato com a linguagem literária e justamente esse esforço que os alunos tiveram em colocar uma narrativa com uma estrutura correta, dentro de um esquema rítmico muito rígido mostra que o objetivo foi atingido.”.

A exposição ficará disponível durante toda Semana do Conhecimento e será acessível a todos os alunos, professores e visitantes do Colégio São Luís.

 

 

 

Leave a comment