Notícias

Jornada Pedagógica

Atividades docentes recomeçam com reflexões sobre a relação professor e aluno

Com palestra inaugural da poetisa Adélia Prado, o clima de retorno ao trabalho em 2017 foi acolhedor e inspirador. A Jornada Pedagógica, evento formativo que marca o início do ano letivo, aconteceu nos dias 23 e 24 de janeiro e teve como foco a relação entre professor e estudantes em sala de aula.

Lembrando de alguns casos dos tempos em que era professora, numa prosa ao mesmo tempo engajada e despretensiosa, a poetisa mineira falou sobre sua convicção no que chamou de pedagogia amorosa. “Educar para mim é só isso: amar antes”, disse. “Devemos colocar em primeiro lugar o que é do ser humano. Sua necessidade de afeto, de atenção, de aceitação, de comida”.

Sua reflexão sobre a importância do afeto, do tempo e da atenção na relação entre professor e aluno (assim como em qualquer outra relação de companheirismo, amor ou cuidado) veio ao encontro da missão do Colégio São Luís, compartilhada pela Rede Jesuíta no mundo todo, de proporcionar uma formação integral do ser humano, nas dimensões social, espiritual, física, acadêmica e emocional.

No dia seguinte, a professora e consultora de educação Bete P. Rodrigues forneceu alguns caminhos práticos para lidar com firmeza e gentileza em sala de aula, estimulando um clima de respeito, cooperação e confiança para a resolução de problemas. Sua área de especialidade é chamada de “disciplina positiva” e o embasamento teórico vem da psicologia dos austríacos Alfred Adler e Rudolf Dreikurs e dos livros da educadora americana Jane Nelsen.

A oportunidade dos 150 anos

Nas ocasiões em que falou aos professores na Jornada Pedagógica, a Diretora-Geral Sônia Magalhães lembrou das palavras ditas pelo Padre Jose Alberto Mesa, Secretário Mundial de Educação da Companhia de Jesus, em sua visita ao Colégio São Luís no ano passado. “Segundo ele, comemorar 150 anos é um motivo de orgulho e de responsabilidade”, disse.

Sônia acredita que este ano comemorativo, compreendido entre os dias 12 de maio de 2017 e 2108, data de fundação do Colégio, cria uma oportunidade muito maior do que celebrar o passado:  “Cabe a nós honrar a herança e continuar as realizações da Companhia de Jesus em São Paulo e neste colégio. Assim também nós somos chamados a dar respostas aos desafios que a cidade de São Paulo e as crianças e jovens que aqui crescem nos apresentam. Juntos podemos deixar uma bonita herança para os que nos sucederem!”.

Na TV São Luís!
Padre José Alberto Mesa, Secretário Mundial de Educação da Companhia de Jesus, fala sobre o segredo da educação jesuíta: tocar o coração dos estudantes.

Leave a comment