Notícias

Projeto Conexões 2017

Conheça os autores da iniciativa que nasceu em Londres e tem o CSL como parceiro

Nascido no National Theatre de Londres, o Projeto Conexões foi trazido ao Brasil há 11 anos por meio de uma parceria entre o Colégio São Luís, o British Council, a Cultura Inglesa e a Escola Superior de Artes Célia Helena. Hoje, o projeto acontece também em Portugal, na Noruega, na Suécia, na Geórgia e na Itália e é a maior iniciativa de fomento ao teatro jovem do mundo.

Fiel à missão do Connections de Londres, a versão brasileira visa estimular novos autores, promover o diálogo entre estudantes, atores e diretores por meio de workshops e levar as questões de interesse dos jovens aos palcos (após intensa preparação, as peças são encenadas na Mostra Conexões). Participam grupos de teatro da Grande São Paulo, formados por jovens de 12 a 19 anos, ligados a escolas ou independentes. As inscrições acontecem pelo site www.conexoes.org.br, até 6 de março.

Os autores convidados a escrever os textos para 2017 são os britânicos Anders Lustgarten (Extremismo) e Tim Etchells (Atualização de Status) e os brasileiros Luis Alberto de Abreu (Um admirável mundo novo) e Márcia Zanellato (Meninas, meninos, menines). Um time de peso, não apenas por terem conquistado vários prêmios, mas também por serem vozes engajadas na política, nos movimentos sociais e, claro, no mundo do teatro.

Confira os currículos resumidos dos autores:

Tim Etchells, artista e escritor residente em Sheffield, na Inglaterra, desenvolve a sua obra entre as artes performativas, o vídeo e a fotografia. É diretor do grupo Forced Entertainment, professor de Arte Performance da Universidade de Lancaster e autor de importantes escritos teóricos, além de textos de ficção. Dos seus espetáculos, destacam-se The Coming Storm (2012), Tomorrow’s Parties (2011), Exquisite Pain (2005), Bloody Mess(2004), First Night (2001), And On The Thousandth Night… (2000), Quizoola! (1996) ou Speak Bitterness (1994).

Anders Lustgarten é autor comissionado pelo Royal Court e pelo National Theatre de Londres, entre outros teatros importantes na Europa. Também escreve roteiros para televisão e rádio. Ativista político, já foi preso por manifestações, e sua última peça, Lampedusa, trata da crise dos refugiados.Lustgarten ganhou o Harold Pinter Playwright’s Award por sua peça de estreia If You Don’t Let Us Dream We Won’t Let You Sleep, no Royal Court Theatre Downstairs.

Marcia Zanelatto é escritora e diretora de projetos da Transa Arte e Conteúdo. Vive e trabalha no Rio de Janeiro, onde organizou a Ocupação Grandes Minorias e a Ocupação Rio Diversidade, festivais de teatro engajados. Sua obra é marcada por textos premiados e polêmicos, comoDesalinho, que trata do amor entre irmãos e recebeu os prêmios APTR na categoria Melhor Autor (2014) e BR Cultural (2016), e Eles não usam tênis naique, vencedor do prêmio Sexualidade, Violência e Justiça nos Espaço Populares, pelo Ford Foundation, CESEC, CEASM e Observatório das Favelas. Márcia é dramaturga brasileira comissionada pelo Birth Project do Royal Exchange Theatre, na Inglaterra. Escreve também roteiros para a televisão e tem duas biografias publicadas: Thammy – Nadando Contra a Corrente, que busca romper o tabu da transsexualidade, e Gabriela Leite: Filha, mãe, avó e puta, que conta a história da mulher que ficou conhecida pela criação da marca de roupas Daspu e da Ong DaVida.

Luis Alberto de Abreu tem quase 30 anos de carreira e começou como dramaturgo, ligado ao grupo Mambembe. Depois, passou a escrever roteiros para cinema e TV. No teatro, foi, por 8 anos, professor de dramaturgia da Escola Livre de Teatro de Santo André e dramaturgo residente no Centro de Pesquisa Teatral (CPT), sendo o autor de peças levadas à cena por Antunes Filho, como Rosa de Cabriúna e Xica da Silva. Criou mais de 40 peças teatrais e levou 11 prêmios importantes – foi o melhor do ano quatro vezes pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA – 1980, 1982, 1985, 1996). No cinema, destacou-se com Kenoma (1998) e Narradores do Vale de Javé (2000), além de Andar às Vozes (2005), juntamente com Eliane Caffé. Já para TV, escreveu os roteiros de duas minisséries globais: Hoje é Dia de Maria (2005) e A Pedra do Reino (2006). É a segunda vez que o autor escreve para o Projeto Conexões. A primeira foi em 2008 com a peça “O Primeiro Voo de Ícaro”.

Leave a comment