Notícias

Um amigo saído do livro

Após leitura de “A terra dos meninos pelados”, estudantes do 7º ano refletem sobre tolerância

O personagem Raimundo, do livro “A terra dos meninos pelados”, de Graciliano Ramos é um menino como os que estudam no 7º ano do Colégio São Luís. Mas ele tem um olho de cada cor e é careca.

Por essas características, seus colegas de Cambacará viviam mangando dele. Então, Raimundo cria um mundo imaginário, Tatipirum, onde todos são como ele, crianças de cabeça pelada e com um olho de cada cor. Viver entre os iguais, no entanto, faz com que Raimundo comece a perceber a importância da diferença.

Esse enredo foi o ponto de partida para um trabalho de Análise Linguística que propôs a interação dos estudantes com o personagem por meio de um mural. Usando posts-its de diferentes cores, os alunos tinham de selecionar trechos do livro que mostravam aquilo que entristecia ou alegrava Raimundo. Também deixaram suas opiniões justificadas sobre o livro.

Por fim, o projeto requereu imaginação, solicitando que os alunos pensassem que o personagem era um amigo do colégio e escrevessem sugestões para deixá-lo feliz (por exemplo, chamar para brincar) ou atitudes que poderiam chateá-lo (como dar apelidos).

Vale registrar que no planejamento da série os professores têm como meta falar sobre tolerância, inspirados pelos seguintes dizeres de Clarice Lispector: “Mas sei de uma coisa: meu caminho não sou eu, é o outro, é os outros. Quando eu puder sentir plenamente o outro então estarei salva e pensarei: eis o meu porto de chegada”.

CSL_5619

Leave a comment