Notícias

“¡Manos a la obra!” nas aulas de espanhol

Recursos analógicos e digitais se complementam para a construção de vocabulário em percurso de aprendizagem traçado pelo aluno.

O segundo trimestre do curso de Espanhol da 1ª série do Ensino Médio diurno começou de um jeito diferente. A professora Myrta Biondo definiu um tema gerador – a família – em torno do qual todos os conteúdos serão articulados, e trocou as aulas expositivas por atividades mais “mão na massa”, que exortam à ação, por isso o título “¡Manos a la obra!”.

Os alunos começaram a criar um grande painel, com as várias gerações de uma única família. A partir daí, deverão responder a quatro perguntas básicas: quiénes son, qué hacen, cómo son e dónde están. A primeira indagação retoma o conteúdo básico do 1º trimestre e abre caminho para as outras, que exigem, de cara, aquisição de novo repertório vocabular. No Moodle, a turma tem à disposição materiais que trabalham esse vocabulário (sejam textos autênticos, listas ou links para outros documentos) e, ato contínuo, vídeos que exemplificam como articular tudo e gerar comunicação. Aí entram as estruturas gramaticais. O livro didático serve de apoio teórico e a professora acompanha a turma, sugerindo uma coisa aqui, esclarecendo outra lá, e prepara exercícios de fixação e consolidação, que os alunos devem responder em paralelo aos encontros presenciais.

Explica a professora Myrta: “A ideia é que cada grupo trace seu próprio percurso de aprendizagem e, à medida que avance, busque vários recursos para articular o que está descobrindo. Para isso, é importante que tenham à mão recursos variados, tanto analógicos como digitais. O conhecimento estará construído quando, efetivamente, os alunos conseguirem aplicar os conteúdos – seja o vocabulário, sejam as estruturas gramaticais – em novos contextos.”

Leave a comment