Notícias

Presença do CSL no concurso da FLACSI

Aluna Isabella Lopes, do 9º ano, vence com RAP pedindo respeito aos refugiados

Para mobilizar a atenção ao Dia Mundial dos Refugiados, celebrado dia 20 de junho, a FLACSI – Federação Latino-americana de Colégios Jesuítas convidou os colégios da rede a participarem do concurso do Instagram #Somos Hermanos (somos irmãos), postando um vídeo com uma música ou verso contendo uma mensagem de hospitalidade aos refugiados.

Com 619 curtidas em sua postagem, a aluna do Colégio São Luís Isabella Lopes, do 9º ano, foi a vencedora do concurso e trouxe o título ao Colégio São Luís. Ela cantou acompanhada de sua irmã um RAP de sua autoria:

Tantos refugiados
Vivem por aí largados
Por muitos ignorados
Como se não fossem nada
E aí?
É difícil sua jornada
Sem comida, água e casa
Eles são humanos também
Não são beneficiados
Muito menos respeitados
Entenda, humanidade:
Somos todos irmãos refugiados

Além de Isabella, outras 7 alunas participaram do concurso por meio do Instagram oficial do Colégio (confira aqui), mas todos da turma se envolveram na reflexão sobre o tema, incentivados pelas professoras Marta Pinho e Roberta Mouta, de Análise Linguística e Geografia, respectivamente. “A proposta da FLACSI casou com as discussões em classe sobre a União Europeia e as políticas de imigração, tema que esteve em evidência com as eleições na França e também no Brasil, com a recente aprovação da nova lei de migração”, comenta Roberta. Nas aulas de Análise Linguística, os estudantes estudaram o gênero dos quadrinhos e como ele aborda a questão dos refugiados. “O eixo condutor do 9º ano são os Direitos Humanos, então vários conteúdos tangenciam o tema”, diz Roberta.

Parabenizamos Isabella pela conquista e também felicitamos os outros estudantes que acolheram o chamado de transmitir ao mundo mensagens de esperança às pessoas que se veem forçadas a deixar suas casas em busca de uma vida nova.

Neste link você confere os demais ganhadores e participantes do concurso FLACSI #SOMOS HERMANOS 

 

Leave a comment