Notícias

O dia a dia da Semana Inaciana 

Atividades envolvem estudantes, pais e colaboradores na história, nos valores e na espiritualidade do Colégio São Luís

Inauguramos o segundo semestre do ano letivo com a Semana Inaciana, que proporciona uma imersão na história, na mística nos e valores do Colégio São Luís em torno do tema “150 anos de atitude e responsabilidade”. Há atividades pensadas para todos os segmentos de nossa comunidade educativa – alunos, pais e colaboradores – envolvendo as mais variadas linguagens. Acompanhe fotos e registros dos principais acontecimentos a cada dia.

Segunda, 31 de julho

O dia da retomada das aulas foi marcado por celebrações, que renderam homenagem a Santo Inácio de Loyola por seu dia (31 de julho) e abençoaram os estudantes para mais um semestre de estudos, amizade e descobertas. Os estudantes foram organizados por segmento e reuniram-se na capela ou na paróquia.

No período noturno, houve uma missa especial, com acompanhamento do Coral São Luís e da Orquestra Acadêmica de São Paulo, que aconteceu no ginásio e foi aberta a pais, colaboradores e frequentadores da Paróquia São Luís Gonzaga. “A celebração conjunta da missa foi um esforço meu e do Pe. Geraldo Lacerdine para manter as comunidades do colégio e da paróquia unidas”, disse o Pe. Élcio de Toledo em seu sermão.

As famílias e os alunos que lotaram o ginásio tiveram a oportunidade de ouvir e cantar hinos e canções jesuítas, entre as quais a oração de Inácio de Loyola, cujos versos são:

Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade, a minha memória também.
O meu entendimento e toda a minha vontade; Tudo o que tenho e possuo Vós me destes com amor.
Todos os dons que me destes, com gratidão vos devolvo; Disponde deles, Senhor, segundo a Vossa vontade.
Dai-me somente o vosso amor, a vossa graça; Isso me basta nada mais quero pedir.

 

 Terça, 1º de agosto

Duas atividades envolveram os estudantes do Colégio São Luís em ações solidárias na manhã de terça da Semana Inaciana. As crianças do Fundamental I assistiram à narrativa das “Histórias dos 150 anos”, que de forma lúdica recontou alguns fatos e curiosidades desde a fundação do Colégio em Itu. Ao final do teatro, foram convidadas a preservarem os valores inacianos juntando moedinhas para doarem à instituição AACD, motivados por depoimentos do voluntário Felipe Ventura e dos pacientes Lamiss e Raul.

Enquanto isso, alunos que participam de propostas de voluntariado promovidas pelo Colégio passaram nas salas do Ensino Fundamental II e Médio para contar sobre suas experiências. Um grupo faz visitas semanais ao Hospital das Clínicas, outro participou em julho da missão urbana (num centro de crianças do Fé e Alegria e numa casa de acolhimento a moradores de rua) e um terceiro viajou em junho ao Pará, numa iniciativa de troca de conhecimentos e valores com uma comunidade ribeirinha do rio Arapiuns. “Sentir-se útil é muito bom. Vemos que gestos pequenos podem trazer conforto e acolhida a quem não tem uma casa, um cobertor ou um prato de comida como nós”, disse Ana Clara Albuquerque Silva, aluna do Noturno que dedicou uma semana das férias para trabalhar nos abrigos do Arsenal da Esperança.

A terça-feira ficou marcada ainda pela entrega dos álbuns “150 anos em figurinhas”, que fizeram sucesso imediato com as crianças do Infantil e Fundamental I, e pelas seções de introdução aos Exercícios Espirituais, que são um caminho para favorecer um encontro com Deus por meio da oração.

No período noturno, houve ainda um encontro cultural voltado para funcionários, com palestra sobre a fundação e instalação do Colégio São Luís em Itu ministrada pelo historiador Luís Roberto de Francisco.

Quarta, 2 de agosto

Na quarta-feira, os alunos de 1ª e 3ª séries do Ensino Médio visitaram o Colégio São Luís em Itu, atualmente um quartel do Exército, e a 2ª série passeou na Vila Kostka, em Itaici, um local atualmente destinado a retiros e encontros de jesuítas e da igreja.

No tour em Itu, os estudantes tiveram uma palestra inicial com o historiador Luís Roberto de Francisco e conheceram as antigas instalações, acompanhados por educadores, que relembraram fatos conhecidos da história do CSL, como a primeira partida não-oficial de futebol do Brasil, jogada no campão de terra (hoje uma área de cimento onde os militares praticam atividades físicas). Entre várias curiosidades, os estudantes souberam que a Constituição Republicana do Brasil de 1891 foi em parte escrita por antigos alunos, orientados pelo padre Mantero, reitor entre 1877 e 1893.

Na visita dos estudantes da 2ª série do Ensino Médio a Itaici, a experiência teve como foco a espiritualidade de Santo Inácio, tema apresentado pelo coordenador da Dimensão Espiritual da Humanística Renan Nascimento. Por muitos anos, a Vila Kostka recebeu os alunos do Colégio São Luís para encontros de formação e também funcionou como colônia de férias, no período em que o Colégio era um internato em Itu.

À noite, também inspirados por Santo Inácio de Loyola, Thomas Lee e Regina Console falaram a pais e colaboradores sobre como trazer mais espiritualidade, liberdade, motivação e amor à vida. Eles provocaram uma reflexão sobre nossas vivências em relação aos processos de discernimento e autoconhecimento vivenciados por Santo Inácio, que fizeram surgir o MAGIS Inaciano, que nos impulsiona e nos conduz a uma atitude de busca pelo melhor que podemos ser .

Quinta, 03 de agosto

 

Quinta (03/08) foi dia de formação política prática dos jovens líderes do diurno e do noturno na Vila Gonzaga. O grupo foi composto por 155 alunos que são representantes de sala ou participam do grêmio estudantil. Eles aprenderam como formular um projeto a ser apreciado e votado no Conselho de Representantes.  Também simularam o funcionamento das assembleias e participaram de dinâmicas que proporcionaram muito aprendizado. A formação foi inserida na Semana Inaciana por alinhar-se ao lema de “Ser mais para os demais”.

Neste mesmo dia, as crianças do Infantil assistiram às narrativas sobre as “Histórias dos 150 anos” com a “trupe do Padre Geraldo” e houve três palestras no período da noite: “Espiritualidade, Equilíbrio e Resiliência”, com agente espiritual da Humanística Gilberto José Chimenti, “Atitude e Responsabilidade”, com a antiga aluna Gabriele Garcia, fundadora da ONG Think Twice,  e “Sentido da Vida”, com o colaborador da AACD Felipe Ventura.  A primeira palestra foi dirigida ao público de pais e colaboradores, enquanto a segunda aos alunos do EM Noturno.

Sexta, 4 de agosto

 

Foi uma manhã musical. Enquanto as crianças do Fundamental I estavam na Humanística para conhecerem e cantarem canções que celebram os valores e alegria inacianos, acompanhados por educadores da Humanística e alunos do Ensino Médio que tocam instrumentos, os estudantes do Fundamental II desafiam-se no Intervalo Musical, com um palco montado no meio do Pilotis. Houve quem tocasse teclado, violão e cantasse.

Também foi um dia de palestras. Os estudantes do 6º ao 9º ano conheceram a história de Felipe Ventura, empreendedor social e voluntário da AACD que começou sua atuação aos 8 anos, quando pediu aos pais para levá-lo ao SBT, a fim de doar seu cofre de moedas para o programa Teletom. Já os alunos do Ensino Médio inspiraram-se no exemplo de Gabriele Garcia e Felipe Brescancini, fundadores da ONG Think Twice Brasil.

O casal se conheceu num curso sobre Desenvolvimento Humano e, antes de inaugurar uma ONG que oferece conteúdos e programas que fazem as pessoas se questionarem e reconhecerem sua função social, fez uma “viagem de empatia”, em que conheceu 40 países em 400 dias. “Nessa jornada reconhecemos como fomos privilegiados de diversas formas, não apenas financeiramente, e quisemos fazer uso de nossos privilégios a serviço de uma sociedade mais justa, mais equânime e mais tolerante”, disse Gabriele. “Por isso decidimos compartilhar o que sentimos para inspirar mais pessoas a enxergarem o mundo com disposição para mudá-lo”, afirmou Felipe, que completou: “Ser uma presença positiva na vida das pessoas é uma escolha e uma responsabilidade”.

Sábado, 5 de agosto

 

Que alegria! A Semana Inaciana teve um “grand finale” com a Festa dos Alunos, que fez parte da programação comemorativa dos 150 anos do Colégio São Luís.

Pela manhã,  um show especial de 20 anos do grupo Palavra Cantada presenteou os alunos e famílias da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Eles cantaram os maiores sucessos de seu repertório e terminaram a apresentação na companhia do Coral Palavra Cantada, que tem muitos integrantes do Colégio São Luís (trata-se de uma das opções de cursos extras oferecidos pelo CSL)

Um “Sábado de Aventura” foi a proposta da Festa dos Alunos para o Fundamental II. Os estudantes se acabaram de tanto pular, girar, jogar e se desafiar nas atrações espalhadas pelo ginásio, quadras e pilotis. Tinha parede de escalada, slack line, big jump (na cama elástica), bolão de ar na piscina, oficina de skate e jiu-jitsu, além de inúmeros jogos e brincadeiras monitorados pelos professores de Educação Física. Foi uma tarde com muito movimento, confraternização e alegria.

À noite, das 19h às 22h, a Balada dos 150 anos reuniu alunos do Ensino Médio com muita música boa, tocada pelos DJs Edu Lopes e Elead (dupla famosa por usar roupas iluminadas por neon). O enorme Salão Santo Inácio ficou pequeno diante de tanta alegria, entusiasmo e amor ao Colégio que os estudantes manifestaram.

Muito obrigado a todos que participaram da Festa dos Alunos e das demais atividades da Semana Inaciana. É essa energia jovem que move o Colégio São Luís a renovar-se constantemente!

Leave a comment