Notícias

Projeto Sobreviventes

Alunos de 9º ano escutam depoimentos de uma vítima do Holocausto e de um preso político no Regime Militar

Por meio do “Projeto Sobreviventes”, em agosto, estudantes do 9º ano tiveram a oportunidade de ouvir o relato de duas pessoas que enfrentaram experiências extremas de violência e privação de direitos , em períodos e locais distintos da história.

Maurice Politi foi preso político durante o Regime Militar no Brasil e hoje é diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política. “Quem participou da resistência não é herói nem vilão”, disse aos alunos. “São pessoas cujas histórias merecem ser reconhecidas para que nunca mais se repitam”.

Nanette Konig ficou conhecida por ser ter sido uma das amigas da escritora judia Anne Frank, com quem estudou na escola em Amsterdã. Ela contou que, depois do dia em que sua família foi tirada de casa e transportada em vagões de gado para campos de transição, cada parente teve um destino nas mãos dos nazistas, mas apenas ela resistiria. “Quase enlouqueci quando percebi que ninguém sobreviveu”, disse.

Em comum, os dois depoimentos deram vida ao conteúdo dos livros e criaram encontros entre gerações. O objetivo dos palestrantes era o mesmo: aumentar a consciência dos jovens sobre a história, a fim de que crimes contra a humanidade não voltem a acontecer.

As partilhas foram propostas pelos professores de Ensino Religioso, História, Geografia e Português e viabilizadas pela área de Humanística. Por terem em comum o tema dos Direitos Humanos, inter-relacionados  com diversas questões atuais, as atividades são bons exemplos de como os componentes curriculares integram-se aos temas transversais do “Projeto de Vida” (clique aqui para saber mais).

 

Leave a comment