Notícias

Visita ao Museu da Imigração

Estudantes de 4º ano participam de saída cultural que teve até passeio de Maria Fumaça

O estudo sobre a imigração no Brasil no 4º ano Fundamental tem como foco as transformações que estrangeiros trouxeram à cidade de São Paulo. Nesse contexto, os estudantes participaram de uma saída cultural para o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, no bairro da Mooca.

“Lá puderam ver como era o acolhimento aos imigrantes, materializando os estudos que havíamos iniciado em classe, pois a exposição fixa preserva muitos móveis e objetos da época em que ali funcionava uma hospedaria, como beliches, instrumentos de dentista e de cozinha”, comenta a professora Ana Maria Figueiredo.

Os alunos também gostaram das propostas interativas do museu, como o quebra-cabeça que, ao formar o retrato de uma pessoa, aciona uma gravação com a sua história. Como muitos são descendentes de italianos, a projeção dos sobrenomes dos que passaram pela hospedaria fez sucesso. “Encontrei o nome de minha família”, disse Felipe Mazza, entusiasmado.

Outra experiência que agradou bastante foi a volta de Maria Fumaça, numa legítima locomotiva de 1922, que acabou de ser restaurada e colocada a serviço de passeios educativos, no trecho que liga as paradas dos bairros da Mooca ao Brás (ida e volta o museu).

Antes da saída cultural, os alunos haviam pesquisado a origem de suas famílias (e feito tabulações da contagem, numa proposta de Matemática), o contexto socioeconômico que propiciou as imigrações nas primeiras décadas do século XX e estudado a formação dos bairros paulistanos que abrigaram os imigrantes (conteúdos de História e Geografia).

“Sabe por que o Bexiga tem esse nome?”, pergunta a aluna Maria Luiza Carvalho. “É que muitos italianos chegavam da viagem doentes, com as bochechas inchadas”, explica. Sua professora, Ana Maria, complementa: “Esse era um dos sintomas da varíola”.

Confira a seguir algumas registros do passeio feito por educadores com o celular:

Leave a comment