Notícias

Gengibre e seus múltiplos benefícios

Por Mara Baggio, nutricionista CRN3  5231

Raiz nativa da Ásia, o gengibre é utilizado tanto na culinária quanto na medicina. A planta assume múltiplos benefícios terapêuticos: tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, que pode ser capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.

A Organização Mundial da Saúde reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjôos e náuseas, sendo indicada na digestão de alimentos gordurosos.

O sabor ardente do gengibre vem dos fenóis gingerol, shogoal e zingerona. Chás feitos com pedaços de raiz são indicados para o combate de gripes, resfriados, tosse e até mesmo para curar a ressaca.

No uso culinário, apresenta verdadeiras surpresas. Podemos utilizá-lo seco, na forma de pó, ou fresco que fica mais aromático. A falta do aroma do pó de gengibre se deve ao processo de secagem, que acaba por volatizar o óleo essencial.

 

Chá de gengibre

Veja as recomendações de preparo para manter os benefícios do gengibre em sua bebida:

  • Não é necessário colocar muito: a recomendação de consumo é de 3 gramas por dia.
  • Depois de lavar bem e cortar ou ralar a raiz, espere a água ferver e desligue.
  • Adicione o gengibre, tampe a panela ou chaleira e aguarde de 5 a 10 minutos.
  • Você pode coar o chá antes de consumir.

Leave a comment