Notícias

Experimentos no recreio

Alunos do Fundamental II aprendem e se divertem com as experiências do programa Laboratórios Abertos

Pelo menos uma vez por semana, um grupo de alunos do Fundamental II deixa de lado a bola, os celulares e as habituais rodas de conversa no recreio e, no lugar de descer ao Pilotis, dirige-se aos laboratórios de ciências no 6º andar. Eles participam do programa Laboratórios Abertos, que teve início neste mês de setembro e revelou-se um sucesso desde o início, com inscrições preenchidas via Moodle logo no primeiro dia – foram oferecidos três módulos mensais, com ênfase em Química, Física e Biologia, e 12 vagas cada.

“Decidi me inscrever porque Ciências é minha matéria preferida e eu adoro mexer e misturar coisas para ver no que vai dar”, comenta a aluna Isabela Melin, do 6º ano, empolgada com o experimento em que adicionou uma pastilha efervescente num béquer contendo óleo e água com corante. Pela observação dessa experiência, comparada a outras quatro, os alunos puderam observar quando há uma mudança física – como derreter, evaporar ou congelar – ou quando a transformação altera a composição do material, alterando, por exemplo, sua cor ou liberando bolhas.

Seu colega de série Miguel Araújo tem participado dos três módulos do programa e se diz realizado com as descobertas que fez. “Não gosto muito de futebol e sou curioso, então acho legal aproveitar o recreio para aprender mais”, afirma. Fã de documentários e vídeos que explicam tudo sobre o mundo – “Assisto vários sobre animais, história e até sobre alienígenas! ”, diz – Miguel gostou especialmente da proposta de Física.

A partir da observação do espaço pelo programa Stellarium – um planetário realista em 3-D, disponível para acesso pelo computador –, os estudantes começaram a pensar: Por que o céu é azul? Existe muita diferença de tamanho entre o sol e um planeta? Qual estrela é maior: o Sol ou a Sirius? O desenvolvimento das hipóteses culminou com a representação do Sistema Solar em escala reduzida, mas representando proporções reais.

No módulo de Biologia, a proposta é que os alunos investiguem o mundo microscópico, por meio de amostras de bactérias e fungos que eles próprios vão cultivar. “Uma grande diferença dos Laboratórios Abertos para as aulas de laboratório curriculares é que os alunos preparam a bancada, selecionam os instrumentos e até coletam os materiais para análise”, comenta a técnica de laboratório Lucélia Santos. “Também tivemos a preocupação de criar propostas que não tivessem como pré-requisito conteúdos trabalhados em sala de aula, uma vez que alunos do 6º ao 9º ano podem participar”.

Visando atingir mais alunos interessados, os módulos oferecidos serão repetidos em outubro, com 15 vagas em cada um deles. As inscrições para outubro foram abertas no dia 25/09 pelo Moodle. Participem!

Leave a comment