Notícias

Saídas Culturais

Passeios no Infantil e Fundamental I proporcionam oportunidades de integração e construção do conhecimento fora do ambiente escolar

Desde o final do primeiro semestre, as turmas da Educação Infantil e Fundamental I vêm realizando saídas culturais com o objetivo de ampliar os conteúdos vistos em sala de aula. “Os lugares foram escolhidos de modo que a visita pudesse desencadear ou coroar algum tema estudado”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental I, Silvia Helena de Andrade.

O 4º ano, por exemplo, foi ao Museu da Imigração para finalizar um percurso de aprendizagem sobre a formação da cidade de São Paulo, que passou pela investigação sobre a origem das famílias dos alunos (leia mais aqui). O 3º ano fez um tour por pontos turísticos da cidade, com parada para um piquenique no Ibirapuera, com o objetivo de contextualizar o estudo sobre bairros. A mesma série saiu também para uma visita ao Aquário, onde os estudantes puderam ver de perto animais vertebrados e invertebrados, dando vida ao livro de Ciências.

Na Educação Infantil, o Infantil 5 foi ao Sabina Escola Parque do Conhecimento, um museu interativo em Santo André, onde há réplicas de dinossauros, planetário e um “pinguinário”, onde vivem Flor e Amendoim, dois alegres pinguins que intrigaram os alunos com a dúvida: “São peixes ou pássaros? ”.

“Para os alunos menores, as saídas têm essa função de fomentar a pergunta, a curiosidade e a vontade de investigar”, diz Eloiza Centeno, Coordenadora da Educação Infantil e 1º Ano. “Além, claro, de propiciarem um novo ambiente de sociabilização e de construção do conhecimento”.
As séries não citadas nesse texto ainda realizarão saídas culturais para locais a serem oportunamente informados pela coordenação.

Confira o calendário das próximas saídas e algumas fotos:

Visita ao Aquário

Sabina Parque

SAÍDA CULTURAL DO INFANTIL 4 AO JARDIM BOTÂNICO
10/10 – TURMAS 4.1 E 4.2 (MANHÃ) E TURMAS 4.3 E 4.4 (TARDE)

SAÍDA CULTURAL DO 5.º ANO AO MUSEU CATAVENTO
17/10 – TURMAS 5.5 E 5.6 (TARDE)
18/10 – TURMAS 5.1 E 5.2 (MANHÃ)
19/10 – TURMAS 5.3 E 5.4 (MANHÃ)

SAÍDA CULTURAL DO 1º ANO AO PARQUE SABINA
25/10 – TURMAS 1.1 E 1.2 (MANHÃ) E TARDE 1.5 E 1.6

SAÍDA CULTURAL DO 2.º ANO – JARDIM BOTÂNICO
30/10 – TURMAS 2.1, 2.2, 2.3 E 24 (MANHÃ) E TURMAS 2.5, 2.6 E 2.7 (TARDE)

Leave a comment