Notícias

Colégio São Luís recebe visita de Superior Geral Jesuíta

Padre Arturo Sosa é homenageado por alunos e fala sobre o exemplo do padroeiro do colégio

Em viagem ao Brasil para participar do Congresso Internacional dos Delegados de Educação, JESEDU-Rio 2017, reunir-se com jesuítas e visitar várias obras da Província no país, o Superior Geral da Companhia de Jesus esteve no Colégio São Luís, na quarta-feira, 25 de outubro.

O Padre Geral foi recebido no Colégio pelo Reitor Padre Carlos Alberto Contieri e pela Diretora-Geral Sônia Magalhães, e acompanhado pelo provincial dos jesuítas no Brasil, Padre João Renato Eidt, por Padre Vicente Zorzo, Superior da Plataforma Apostólica Sul 1, e por Padre Claudio Paul, assistente regional da América Latina Meridional da Companhia de Jesus.

Na primeira parte da agenda, antes de se reunir com a direção, Padre Arturo participou de um encontro com os estudantes do Fundamental I e representantes de alunos do Fundamental II e Ensino Médio, que o receberam no ginásio cantando hinos e refrãos sobre a vida de Santo Inácio.

Padre Arturo Sosa agradeceu pela carinhosa acolhida e relembrou a trajetória de São Luís, que se contaminou ao ajudar pessoas atingidas por uma peste em Roma. “Por que contei essa história?”, perguntou aos alunos. “Para aprendermos com o exemplo de São Luís que vale a pena entregar a nossa vida para cuidar dos outros”.

Em sintonia com seu recado, representantes de cada segmento tiveram a oportunidade de dirigir palavras ao Superior Geral e contaram sobre a formação recebida no Colégio São Luís. “Aprendemos a pensar no mundo desde pequenos, ajudando com campanhas de agasalho, brinquedo e comida”, disse o aluno do 3.º ano Fundamental Oscar Mazariegos.

“Nos últimos anos o Colégio mergulhou em uma marcha de renovação e nos propiciou a Humanística, que foca em trabalhos de formação humana, em novas dinâmicas de aprendizado, com discussões relevantes para o momento atual, e em novos projetos de voluntariado, representação estudantil e grêmio”, enumerou a representante de turma Julia Carbonell, da 2ª série do Ensino Médio. Para finalizar, o presidente do Grêmio Rafael Campos presenteou Padre Arturo com uma medalha comemorativa dos 150 anos.

O 31º sucessor de Santo Inácio

Padre Arturo Sosa foi eleito Superior Geral da Companhia de Jesus há um ano, em 14 de outubro de 2016, durante a realização da 36ª Congregação Geral, tornando-se o 31º sucessor de Santo Inácio de Loyola, fundador da Ordem religiosa.

Nascido em Caracas (Venezuela), no dia 12 de novembro de 1948, Padre Arturo Sosa entrou para a Companhia de Jesus em 1966 e foi ordenado sacerdote em 30 de julho de 1977.  De 1996 a 2004, foi Superior Provincial dos Jesuítas em seu país natal. Nos últimos anos, desempenhava a função de Delegado do Superior Geral para as Casas Internacionais, e já vivia em Roma (Itália), onde reside atualmente.

A dedicação à vida acadêmica sempre esteve presente em sua trajetória. Além de exercer funções em várias instituições de ensino, Pe. Arturo Sosa foi reitor da Universidade Católica del Táchira no período de 2004 a 2014, na Venezuela. Publicou diferentes obras, especialmente sobre história e política venezuelana.

 

Leave a comment