Notícias

Consciência negra no CSL

Coletivo Griô é formado no Ensino Médio Noturno e tem como primeira ação a organização de um grande sarau

No mês anterior ao dia Dia Nacional da Consciência Negra (20/11), alunos do Ensino Médio Noturno formaram o Coletivo Griô e começaram a mobilização para realizar uma atividade que pudesse promover uma reflexão entre os estudantes do noturno, acerca de tudo que essa data representa.

Sob a orientação do professor Paulo Bacelar, os estudantes organizaram um grande sarau, realizado na segunda-feira, 27/11. Entre as atividades, houve uma batalha de versos, conhecida pelo nome de slam, em que os alunos se desafiaram apresentando poesias de autoria própria e podia haver também improvisação. Os alunos apresentaram danças, cantaram e exibiram ensaios fotográficos, clicados e estrelados por alunos (algumas das fotos você confere ao final dessa notícia).

Griô é uma palavra de origem africana, definida como um lugar social e político na comunidade para transmissão oral de saberes e fazeres. “O coletivo assumiu a missão de organizar rodas de conversas e discussões com temas que rodeiam a comunidade negra, como a importância de seu autorreconhecimento, os pequenos e grandes atos de racismo, colorismo e tantos outros assuntos”, afirmam os alunos.

 

Fotos do Sarau

 

Ensaio fotográfico de alunos

Leave a comment