Notícias

Reitor do CSL conversa com pais sobre os fundamentos da educação católica

No último sábado, dia 10, o Pe. Carlos Contieri se reuniu com pais e responsáveis para apresentar o tema “A Educação Católica e a Inspiração Inaciana da Educação”.

O reitor do Colégio São Luís abriu sua fala enfatizando que sua intenção com o tema era permitir que os pais compreendessem as características principais da educação católica e do apostolado da educação para a Companhia de Jesus. A partir daí seria possível caminharem juntos com o Colégio, num mesmo passo, como integrantes da “comunidade educativa”. Por isso, começou explicando os fundamentos da educação católica: seu caráter é universal, pois está presente em todo o mundo e se destina a todos, sem exceção; abrange, em diferentes graus, todas as áreas do saber, mantendo com ele um diálogo constante; e a interdisciplinaridade e a transversalidade são características fundamentais, já que uma área do conhecimento, de forma isolada, não é suficiente para promover a compreensão profunda de uma realidade, seja ela qual for.

Outro ponto bastante destacado pelo Pe. Contieri foi o conceito de humanismo, intrínseco à Companhia de Jesus: “na educação de inspiração inaciana, os valores do evangelho fazem parte do processo de aprendizagem não somente como fim, mas também como ponto de partida”. Para exemplificar sua fala, citou o Papa Francisco: “Educar cristãmente é conduzir os jovens, as crianças nos valores humanos em todas as realidades, e uma destas realidades é a transcendência”.

Continuou sua exposição afirmando que, para a Igreja, educar é um ato de amor, é dar vida. Para isso, é preciso despertar paixão, ter paciência e oferecer o que há de melhor. O educador deve ser não apenas competente, mas rico de humanidade. “Os jovens precisam ver, na prática, o sistema axiológico promovido pelo Colégio. Devemos ensinar pelo exemplo”, concluiu o reitor.

Por várias vezes o Pe. Contieri citou declarações do Papa Francisco para apresentar os fundamentos da educação católica. Quando falava sobre a importância de uma educação de qualidade, relembrou as palavras do Sumo Pontífice: “Sabei encontrar vias e modos para não serdes ignorados nos bastidores da sociedade e da cultura”.
Ao afirmar que o objetivo da educação católica é formar homens e mulheres para o mundo, novamente citou o Papa Francisco: “Educar é introduzir a pessoa na totalidade da verdade”.

Ao final do encontro o reitor do CSL abriu espaço para que os pais e responsáveis fizessem perguntas e sugestões. Ele enfatizou que uma adequação curricular foi feita e que uma verdadeira inovação pedagógica começa a ser posta em prática com o intuito de oferecer aos alunos uma formação integral de excelência.

Leave a comment