Notícias

Colégio São Luís apresenta o Projeto CSL 2020 e anuncia sua nova sede

O novo local propiciará o desenvolvimento pleno das inovações na Proposta Pedagógica que já estão acontecendo no CSL desde 2016

Neste sábado, 24 de março, o Colégio São Luís apresentou para as famílias a próxima etapa do Projeto CSL 2020, que será a implementação do currículo integral e em tempo integral para todos os alunos. Anunciou ainda a mudança da sede atual para um novo local em 2020. A nova sede fica a poucos metros do Parque Ibirapuera, à Av. Dr. Dante Pazzanese, 295, e propiciará o desenvolvimento pleno das inovações na Proposta Pedagógica que já estão acontecendo no CSL desde 2016.

O reitor, Padre Carlos Contieri, SJ, anunciou a decisão da Companhia de Jesus, resultado de um profundo processo de discernimento das instâncias de governo dos jesuítas. O reitor ressaltou a coragem e a ousadia dos jesuítas na história do CSL, marcada por momentos de grande evolução e inovação, desde sua fundação na cidade de Itu, mudança para São Paulo e ampliação da infraestrutura com a verticalização do prédio na década de 70.

O motivo da nova sede é o aluno. Horizontalizada, academicamente estimulante, com espaços que proporcionam interação, convivência e contato com a natureza, a nova sede responde de forma mais adequada às necessidades pedagógicas e é uma das etapas do processo de inovação que marca a consolidação do Colégio São Luís como uma escola reconhecida pela excelência em todo o Brasil.

Foi apresentado vídeo sobre o Projeto CSL 2020, com depoimento do Cardeal Arcebispo de São Paulo, Odilo Scherer, destacando a iniciativa do Colégio São Luís como um presente à cidade. O vídeo mostra as principais frentes de inovação relacionadas ao currículo, à didática e à metodologia, a participação das diversas equipes no desenvolvimento das iniciativas, assim como imagens da nova sede.

Para entender o Projeto, a Diretora-Geral e Acadêmica, Professora Sônia Magalhães, retomou o caminho percorrido desde o lançamento do Projeto Educativo Comum (PEC) em 2016, pela Rede Jesuíta de Educação (RJE). O documento orienta as Unidades de Educação Básica dos Jesuítas no país para um caminho de inovação pedagógica. O PEC é um convite e um apelo para transformar os colégios jesuítas do Brasil em centros de aprendizagem integral, renovando espaços e tempos escolares para que respondam melhor aos desafios contemporâneos e ao novo perfil de estudantes.

A primeira demanda do PEC foi para que as escolas fizessem uma revisão de sua Proposta Pedagógica e definissem as condições necessárias à sua implementação (PEC, n. 29). Em resposta aos desafios desta implementação, o Colégio São Luís elaborou o Projeto CSL 2020, que reúne um conjunto de iniciativas, colocadas em prática de forma gradativa e aplicadas às diferentes áreas da escola. Todas estas inovações são sustentadas por Grupos de Trabalho compostos por profissionais docentes e não docentes de todos os segmentos pedagógicos e áreas de apoio. A base para cada uma das iniciativas, direcionadas pelo PEC, é a própria tradição educativa da Companhia de Jesus: formação integral da pessoa, diálogo com o contexto e atualização de recursos e métodos para melhor responder aos diferentes contextos de tempo, lugar e cultura.

No evento, também foi exibido um vídeo-manifesto que apresentou o propósito: “Colégio São Luís: a serviço da geração aprendente”, demonstrando a vitalidade da escola responder de forma eficaz às necessidades e características das novas gerações a fim de formar pessoas preparadas para os desafios do mundo do trabalho e para toda a vida, contribuindo sempre para o bem comum.

Todos foram convidados a construir juntos esta nova etapa. Ao final do evento, foram distribuídos bótons do Projeto CSL 2020 e inaugurada, no Pilotis, uma maquete da nova sede, com 1,70m de largura e 4m de comprimento e elevação eletromecânica que possibilita visualizar as áreas internas do prédio.

Um hotsite também foi lançado, com perguntas e respostas sobre o que já foi realizado e o que está em andamento do Projeto CSL 2020. O conteúdo pode ser acessado em: www.saoluis.org/csl2020

Na próxima segunda-feira, dia 26 de março, haverá a comunicação do Projeto aos estudantes, para que eles participem junto com os colegas deste momento único.

Assista ao vídeo do Projeto CSL 2020

Leave a comment