Notícias

3ª série do EM Diurno discute os desafios de fazer escolhas

“Construindo escolhas de vida”. Esse foi o tema que norteou os Laboratórios da Humanística dirigidos à 3ª série do EM Diurno. As atividades desenvolvidas tiveram como propósitos levar os alunos a refletir sobre sua trajetória como estudantes e estimular a construção de diferentes possibilidades para suas escolhas futuras, valorizando o encerramento do ciclo básico de ensino.

Os alunos começaram o Laboratório revisitando seu passado e relembrando momentos importantes de suas vidas por meio de fotos de infância e cartas que escreveram para si mesmos no 9º ano do EF II.

Na atividade seguinte, inspirada no Mito da Caverna, de Platão, alguns ex-alunos foram convidados a compartilhar com as turmas as experiências vividas em seu último ano no CSL, sua preparação para o vestibular e o desafio de fazer boas escolhas na vida acadêmica, pessoal e profissional. Eles também fizeram um balanço de expectativas X realidade, comparando as ideias que tinham como estudantes aos fatos com os quais se depararam após o fim do ensino médio.

Na última dinâmica os alunos foram convidados a escrever seu Projeto de Vida. Cada um recebeu um Caderno de Vida, onde pôde reunir ideias, desejos, sonhos e planos para o futuro.

Os Laboratórios da Humanística fazem parte do Projeto de Vida do Colégio São Luís, pensado para valorizar e entender as particularidades da trajetória de cada indivíduo, desenvolver estratégias para lidar com as questões pertinentes aos diferentes grupos de estudantes e, ao mesmo tempo, tornar convivência no espaço escolar ainda mais agradável.

Leave a comment