Notícias

Bullying e uso da Internet são temas do Laboratório da Humanística do 6º ano do EF II

Crescer em uma sociedade cada vez mais dependente da Internet (e da tecnologia, de um modo geral) permite às crianças acessar, de forma rápida e dinâmica, diversas fontes de informação, entretenimento e educação. Por outro lado, a onipresença da Internet abre espaço para discussões importantes sobre segurança dos dados pessoais, privacidade, consequências geradas por conteúdos impróprios postados e compartilhados nas redes sociais e, principalmente, bullying.

Buscando estimular o senso crítico dos alunos e alertá-los para os prejuízos do uso inadequado da Internet, o Laboratório da Humanística do 6º ano do EF II, intitulado “Crescer com responsabilidade: abrir se para o novo e para o outro”, abordou o tema em suas dinâmicas.

Na primeira delas foi trabalhado o compartilhamento de informações. Os educadores avisaram aos alunos que possuíam três tipos informação: uma montagem com a foto de alguém, um meme com a foto de alguém e um papel contendo um boato. Três alunos foram escolhidos para receber as informações e cada um podia escolher mostrar para todo o grupo, mostrar apenas para um colega ou guardar a informação consigo. Em seguida, os alunos se dividiram em grupos e leram uma reportagem sobre um professor que sofreu difamação na web e, por isso, processou o aluno responsável pelas publicações. Baseados nesse caso e na dinâmica feita anteriormente, eles discutiram as seguintes questões: o que fazer com uma informação que pode prejudicar alguém, especialmente na Internet?; o que deve ser levado em consideração antes de postar ou compartilhar publicações nas redes sociais?; como agir em caso de difamação na Internet?; a vida virtual pode criar problemas reais?

Na “Fronteira do bullying”, segunda atividade do dia, os alunos relataram em cartões, de forma anônima, duas situações distintas: algo feito ou dito por um colega e que não os agradou e uma brincadeira feita por eles com um colega. No chão, uma fita demarcava o limite entre brincadeira, bullying e agressão. À medida que os cartões eram lidos pelos educadores os próprios alunos escolhiam em que categoria se encaixava o relato. Ao final, eles definiram as características do bullying e discutiram estratégias eficientes para prevenir e combater as situações apresentadas.

Por fim, como antídoto para o bullying, cada aluno recebeu um crachá no qual os colegas puderam escrever seis qualidades que o definiam.

“Os Laboratórios de Humanística são um espaço importante para observar as relações entre os alunos, identificar suas características e buscar novos vínculos entre os pares e seus professores”, afirma Tuna Serzedello, Coordenador da Dimensão Socioemocional. “O trabalho é árduo e contínuo para que as relações no ambiente escolar sejam saudáveis e construtivas, criando um lugar de harmonia e propício para potencializar o aprendizado de todos”, conclui Mônica Polônio, Orientadora Educacional do 6º ano do EF II.

No período da tarde os alunos puderam confraternizar e se divertir com jogos de futebol, futsabão e vôlei.

Conheça mais sobre o trabalho de prevenção e combate ao bullying desenvolvido pelo Colégio São Luís.

Leave a comment