Notícias

“Quantos povos eu, brasileiro, carrego comigo” explora a formação cultural do Brasil

Em projeto interdisciplinar turmas do 8º ano produzem camisetas baseadas nas duas principais matrizes da cultura brasileira.

As culturas indígenas e africanas foram objeto de estudo do projeto “Quantos povos eu, brasileiro, carrego comigo”, desenvolvido por todos os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II. O trabalho, interdisciplinar, reuniu conteúdos de Análise Linguística, Ensino Religioso, Educação Física e Geografia.

Tomando por base as matérias estudadas e as discussões ocorridas em sala de aula os alunos deveriam formar grupos e buscar símbolos relevantes de uma dessas culturas para a confecção de uma camiseta, produto final da pesquisa. “O que toda a equipe do projeto ‘Quantos povos eu, brasileiro, carrego comigo’ espera desse trabalho é que os alunos consigam, através da sua análise mais profunda, perceber o quanto essas matrizes culturais influenciaram nossa formação e o quanto estão presentes no dia a dia de uma maneira que nem conseguimos perceber”, resume Fabiane Almeida, professora de Análise Linguística.

Assista ao vídeo e veja as camisetas produzidas pelos alunos.

Leave a comment