Notícias

CSL comemora 10 anos de trabalho voluntário em parceria com o Hospital das Clínicas

O evento reuniu alunos, antigos alunos e colaboradores para que compartilhassem as experiências vividas no projeto

Na noite da última quinta, dia 24, o Colégio São Luís celebrou 10 anos de seu projeto de voluntariado, uma parceria com o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas. Ao longo da última década, dezenas de alunos e colaboradores têm visitado semanalmente os pacientes do IOT e promovido diversas ações focadas no seu bem-estar, seja por meio de conversas, leituras, brincadeiras ou canções.

O evento reuniu alunos, antigos alunos, colaboradores e funcionários do HC para que compartilhassem as experiências vividas no projeto. Para Tarsila Pilotto, antiga aluna do CSL que começou no voluntariado quando cursava o 9º ano, “conhecer a realidade do outro é muito importante e gratificante, pois preenche a alma e te faz uma pessoa melhor. É algo que vou levar para a vida inteira”.

Giordano Gadelha, aluno da 3ª série do EM, declarou que “o voluntariado foi uma das experiências mais gratificantes que tive no CSL, pois ampliou os meus horizontes e definitivamente mudou quem sou agora. As visitas ao hospital me mostraram a diversidade que existe no mundo. São milhões de realidades e, muitas vezes, estamos preocupados só com a nossa”.
Seu colega, Theo Miguez, também da 3ª série do EM, disse que seu ingresso no CSL, em 2015, se deveu, em grande parte, ao trabalho voluntário desenvolvido pelo Colégio. “Depois de um mês como voluntário eu já estava apaixonado pelo trabalho e, sendo novo no colégio, foi ali que formei minhas primeiras amizades. Conversar, tocar violão, brincar com as crianças, tudo aquilo me dava uma paz muito grande. Tudo o que vivenciei no hospital me ajudou muito a crescer como pessoa”.

A coordenadora do serviço de terapia ocupacional do IOT, Maria Cândida de Miranda Luzo, reforçou a importância do trabalho desenvolvido pelos voluntários para a recuperação dos pacientes: “muitos pacientes em situações delicadas melhoraram graças a vocês. É muito bonito ver que vocês deixam o seu conforto e seus compromissos para ficar com pessoas doentes e frágeis. Coordeno esse projeto há 10 anos e agradeço muito a vocês e ao Colégio por essa iniciativa”.

Thais Lagôa, primeira terapeuta ocupacional a acompanhar o programa de voluntário do CSL, também deu seu depoimento: “conheci as primeiras turmas de voluntários e me lembro de um caso bem emblemático envolvendo um paciente de 7 anos, que havia perdido os quatro membros. Me perguntava se deveríamos liberar a visita, pois não sabia como os adolescentes lidariam com aquela situação. Acabamos permitindo a entrada porque, apesar de ser uma realidade muito dura, era importante que eles enfrentassem aquilo. No fim, todos se surpreenderam com a energia e a alegria do menino”.

Após um bolo comemorativo pelos 10 anos do projeto, o Pe. Contieri, reitor do CSL, encerrou o evento parabenizando os participantes e relacionando o trabalho voluntário à missão cristã: “nós vivemos para servir e para despertar no outro a fé na vida. Que o nosso serviço seja nosso estilo de vida, o modo como vivemos a fé cristã. Parabéns a todos”.

Atualmente, o projeto de voluntariado do Colégio São Luís no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas reúne cerca de 20 alunos do 9º ano do EF II e da 1ª e 2ª série do EM (diurno e noturno). As visitas acontecem todas as quintas-feiras, a partir das 14hs. O CSL também realiza uma ação no Arsenal da Esperança, local que acolhe homens em situação de rua. O trabalho é realizado às sextas, a partir das 14hs, e conta com cerca de dez alunos voluntários do EM diurno e noturno.

Leave a comment