Notícias

Turmas do Ensino Médio discutem São Paulo baseados na arte de rua

Sob orientação do Projeto Expressão Urbana alunos fizeram tour pela cidade

Alunos das três séries do Ensino Médio fizeram uma visita à Vila Madalena e ao centro de São Paulo para conhecer e debater a arte de rua produzida na cidade. As turmas foram guiadas pelos profissionais da Expressão Urbana, empresa que tem como um de seus fundadores o administrador Renan Simões, antigo aluno do CSL. A Expressão Urbana oferece aulas ao ar livre mesclando a arte de rua ao conteúdo visto em sala de aula. Por isso, a visita dos estudantes pelos grafites e pichações da cidade envolveu discussões mais amplas, como limites entre o espaço público e o privado e sua ocupação, além de questões sociais, urbanísticas e políticas.

A visita orientada é parte de um trabalho interdisciplinar desenvolvido pelos professores de Filosofia, Artes e Análise Linguística. A primeira etapa foi dedicada à análise das obras de artistas como Kobra, Os Gêmeos e Banksy. Os alunos também puderam assistir a sete documentários sobre grafite, pichação, lambe-lambe e outras formas de arte urbana.

Após o estudo de campo, os estudantes escolheram desenhos que os representavam e, em um primeiro exercício de expressão, cobriram as paredes do corredor do 4º andar com seus esboços. A proposta para a versão final dos desenhos foi a de que eles exibissem uma sintaxe, ou seja, uma narrativa por meio do tamanho dos personagens, sua disposição e outros elementos gráficos.

“Como eles vão lidar com a divisão do espaço e dos desenhos com outras turmas? Quem decide o que fica na parede? Essas são discussões que acontecem diariamente nas ruas, no espaço público, e que trouxemos para reflexão”, conta a professora de artes Paula Galasso.

Abaixo, veja as fotos com todas as etapas do trabalho e as artes produzidas pelos alunos.

Leave a comment