Notícias

No Laboratório da Humanística, 1º ano do EF I desenvolve habilidades sociais

Valores e qualidades foram trabalhados a partir da história “Nós”, de Eva Furnari

No Laboratório da Humanística desenvolvido para o 1º ano do Ensino Fundamental I, os alunos trabalharam de maneira lúdica o tema “Eu e meus nós: conflitos e sentimentos”.

O dia começou com a leitura do livro “Nós”, de Eva Furnari. A história tem como protagonista Mel, uma garota que se sente deslocada na cidade em que mora e que, por isso, carrega no corpo diversos nós (ou seja, tristezas). Ela sai em uma jornada na qual aprende a desatar alguns de seus nós e também entende que todo mundo leva consigo algum tipo de nó.

Buscando estimular as crianças a lidar com diferentes sentimentos e a superar conflitos na convivência em grupo, os educadores planejaram atividades que envolveram o aprendizado de valores e habilidades. Após a leitura da história, as crianças foram convidadas a, assim como Mel, passar por uma jornada. Ao enfrentar diversos desafios, os alunos trabalharam a comunicação, o respeito à opinião do outro, a cooperação e o consenso.

Por meio das brincadeiras propostas pelo Laboratório da Humanística, o Colégio São Luís busca sensibilizar os alunos para a importância da solidariedade, da empatia, e do respeito à diversidade humana e de pensamentos, essenciais para a formação de cidadãos conscientes e compassivos.

 

Leave a comment