Notícias

1ª série do EM diurno cria indústrias como parte do projeto “Tempo e Processos”

No estudo sobre industrialização, as turmas também visitaram fábricas de diferentes segmentos

Apresentar o funcionamento de uma indústria, bem como seus setores e procedimentos envolvidos na fabricação de um produto, é o mote do projeto “Tempo e Processos”, desenvolvido pelo Colégio São Luís com a 1ª série do Ensino Médio Diurno.

A proposta do trabalho é que cada uma das turmas crie uma indústria, escolha um produto a ser comercializado e se organize em diferentes departamentos (tais como Financeiro, Marketing, Produção etc.).

O projeto, que reúne as disciplinas de Matemática, História, Química, Geografia e Artes, se iniciou no último trimestre, quando os alunos estudaram os conceitos de matéria-prima e linha de produção; as diferenças entre publicidade e propaganda e suas principais características e linguagens; definições de custo, lucro e receita; e critérios para avaliar a viabilidade de um produto e seu impacto no meio ambiente.

No começo deste semestre, o Colégio promoveu visitas a três empresas de diferentes segmentos para que os estudantes compreendessem o sistema de produção de uma indústria e tivessem subsídios para estruturar suas próprias fábricas para o projeto. Os jovens conheceram de perto o funcionamento da Natura, do setor de cosméticos; da Zaraplast, produtora de plásticos; e da Edições Loyola, empresa do setor gráfico.

Em outubro, durante a Semana do Conhecimento, as turmas apresentarão suas indústrias e o produto final de cada uma será encaminhado a instituições filantrópicas.

 

Leave a comment