Notícias

8º ano do EF II reflete sobre sexualidade e diversidade

No Laboratório da Humanística, estudantes expuseram suas dúvidas e opiniões sobre o tema

“Sexualidade e diversidade” foi o tema escolhido pelos educadores do CSL para o Laboratório da Humanística do 8º ano do Ensino Fundamental II.

Por meio de dinâmicas e rodas de conversa, que contaram com a presença da Dra. Bruna Santo Silveira, médica de família e sociedade, o Laboratório buscou aprofundar discussões sobre aspectos sensíveis a essa faixa etária, como afetividade, estereótipos e educação sexual. Em todas as atividades os jovens foram estimulados a refletir sobre a importância de cultivar hábitos e relacionamentos saudáveis (sejam eles sociais ou sexuais) como forma de evitar consequências físicas e psicológicas indesejadas.

Os estudantes também expuseram suas opiniões acerca de características ou hábitos considerados como “coisas de mulher” e “coisas de homem”. A partir de uma análise desses clichês, debateram sobre machismo, feminismo, homofobia e identidade de gênero.

Os Laboratórios da Humanística seguem o princípio da pedagogia inaciana de promover atividades que levem os estudantes a vivenciar experiências e exercitar reflexões. Dessa forma (e sempre respeitando a liberdade de cada um em suas escolhas), ajudamos os jovens a buscar um significado para a vida e a evoluir da compreensão à ação e ao compromisso.

Leave a comment