Notícias

Lançamento do 4.º Concurso de Redação e Arte da RJE

No evento, os estudantes ganhadores do concurso em 2018 também foram homenageados

O Concurso de Redação e Arte é uma iniciativa que mobiliza as turmas dos 7.º, 8.º e 9.º anos dos colégios jesuítas de todo o Brasil. Promovido pela RJE (Rede Jesuíta de Educação Básica) e realizado desde 2016, o projeto estimula, por meio da produção de ilustrações, textos e fotos, a competência criativa e a conscientização dos alunos sobre temas relevantes da sociedade. A ação fortalece o trabalho da rede jesuíta, que preza pela formação de pessoas conscientes, competentes, compassivas, criativas e comprometidas.

No dia 28 de maio, os estudantes do Colégio São Luís receberam o livro de 2018 e os vencedores da edição foram homenageados (Abaixo, confira o nome dos ganhadores). Na ocasião, aconteceu também o lançamento do 4.º concurso, que terá como tema a Cidadania Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O intuito é que o assunto ajude a aprofundar o debate sobre o conceito de cidadania global.

“Esse é um momento rico para os alunos, que podem exercitar ainda mais a competência criativa […]”

Renato Laurato, Diretor do Ensino Fundamental II

Os trabalhos são individuais e cada série tem um papel importante no concurso. As turmas do 7.º ano são responsáveis pelas ilustrações, as do 8.º ano, pelos textos, e as do 9º ano, pela fotografia. Nas três categorias, os alunos são convidados a refletir sobre a proposta e desafiados a materializar as mensagens que querem transmitir.

Com a conclusão dos trabalhos prevista para julho, uma votação será aberta na plataforma Moodle. Entre os meses de agosto e setembro, alunos, professores e demais colaboradores das unidades educativas da RJE poderão escolher as melhores produções. Os trabalhos vencedores serão conhecidos no final de setembro e vão compor um livro, a ser lançado em 2020.

Segundo Renato Laurato, Diretor do Ensino Fundamental II, a participação no concurso da RJE é importante para os estudantes. “Esse é um momento rico para os alunos, que podem exercitar ainda mais a competência criativa, por meio do texto, do desenho e da fotografia, fazendo a conexão entre esses diversos conhecimentos. Além disso, essa é uma iniciativa que mostra a preocupação da Rede Jesuíta com a formação global dos nossos estudantes”.

O Colégio São Luís parabeniza os vencedores da última edição do concurso:

Teresa Pilotto – Redação

Valentina Bessone Sadi de F. Pereira – Redação

Helena Golla Almeida – Ilustração

Maria Eduarda Alde – Ilustração

Lucas Diniz Gratti – Fotografia

Rebeca Faganello – Fotografia

 

Leave a comment