Notícias

Servir ao próximo: uma experiência transformadora

Fundamento da Pedagogia Inaciana é vivenciado na prática pelos alunos do CSL

O trabalho voluntário no Brasil vem ganhando cada vez mais adeptos. Segundo dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada em 2017 pelo IBGE, mais de 7 milhões de brasileiros acima de 14 anos realizam algum tipo de trabalho social sem remuneração. Apesar de ter havido um aumento de quase 13% em comparação a 2016, a proporção de voluntários no País ainda é muito baixa (pouco mais de 4% da população).

Servir aos demais está na essência da missão da Companhia de Jesus, que segue o princípio de Santo Inácio de Loyola, seu fundador, de que “o amor se demonstra com fatos, não com palavras”. Por essa razão, a educação jesuíta busca formar cidadãos compassivos, que tenham a capacidade de ser solidários e assumir o sofrimento vivido por outros. Em seus mais de 150 anos de história, o Colégio São Luís sempre promoveu os valores comunitários por meio de atividades que motivassem a ação e o compromisso de seus alunos com as diferentes realidades do País. Por décadas, as chamadas “Experiências de Comunhão e Participação” e “Experiências de Fraternidade” envolveram os jovens em ações sociais dentro e fora de São Paulo. Uma delas, a Missão Rural, realizada até 2015, possibilitava aos estudantes do Ensino Médio uma imersão de cerca de 10 dias no cotidiano de famílias habitantes do interior do Brasil.

“Faz parte do processo de formação integral dos alunos do Colégio São Luís que eles conheçam e possam modificar a realidade em que vivem, com criatividade e compassividade, compreendendo que a mudança está, sim, em suas mãos”

Cleber Silveira, coordenador do Serviço da Fé e Espiritualidade (SEFE) do Colégio

Atualmente, a Missão Urbana, realizada desde 2016 com alunos do Ensino Médio nas férias de julho, proporciona aos jovens um exercício prático da compaixão e do serviço aos demais dentro da cidade de São Paulo. Na edição 2018, mais de 40 estudantes dos períodos diurno e noturno viveram por uma semana o cotidiano de duas instituições: Fé e Alegria, obra da Companhia de Jesus voltada a crianças e adolescentes carentes em Taipas, na zona norte de São Paulo; e Arsenal da Esperança, casa no centro da cidade que recebe homens em situação de rua. As atividades desenvolvidas pelos alunos incluíram dinâmicas, brincadeiras, momentos de espiritualidade e auxílio na organização e manutenção dos espaços.

Outro projeto de voluntariado, desenvolvido em parceria com o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas, completou 10 anos de existência em 2018. Alunos e colaboradores visitam semanalmente os pacientes do IOT e promovem atividades focadas em seu bem-estar (conversas, leituras, brincadeiras, canções etc.). O trabalho conta com cerca de 20 alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental II à 2.ª série do EM dos períodos diurno e noturno.

“Faz parte do processo de formação integral dos alunos do CSL que eles conheçam e possam modificar a realidade em que vivem, com criatividade e compassividade, compreendendo que a mudança está, sim, em suas mãos”, explica Cleber Silveira, coordenador do Serviço da Fé e Espiritualidade. Ao servirem à comunidade com o que são, e não apenas com o que têm, os jovens podem vivenciar uma experiência de autoconhecimento e de profunda reflexão sobre as desigualdades que os cercam, e, aos poucos, promover as mudanças de que o mundo tanto precisa. Confira o depoimentos de nossos alunos sobre as experiências:

 

servir_ao_proximo_gabriel_carvalho

servir_ao_proximo_giordano_gadelhaservir_ao_proximo_giovana_andrade

 

 

servir_ao_proximo_theo_miguel*Essa matéria foi publicada na 32ª Edição da Revista Pilotis (2019), publicação interna do Colégio São Luís. Quer ler a edição completa? Acesse o Issuu para ler on-line ou o site do CSL para solicitar a edição impressa.

Leave a comment