Notícias

Estudantes do 3.º ano do Ensino Fundamental I produzem Podcasts

Atividade destacou a importância da leitura e da interpretação de textos

Ao longo do tempo, a maneira de consumir informação mudou muito. Nos últimos anos, os Podcasts – conteúdo em áudio que pode ser escutado a qualquer momento e em qualquer lugar – popularizou-se e contribuiu para democratizar o acesso a assuntos como educação, economia, cultura pop, entre muitos outros.

Aproveitando os benefícios dos Podcasts, os estudantes do 3.º ano do Ensino Fundamental I do Colégio São Luís produziram seus próprios programas em algumas oficinas realizadas no 1.º semestre. Segundo a professora Luciana Lupinacci, o objetivo da atividade foi aprimorar a leitura e a interpretação de textos dos estudantes. “As turmas receberam textos sobre diferentes assuntos e os alunos deveriam escolher os que mais chamavam sua atenção. Com base nesses interesses, eles formaram grupos, que tinham como missão ler, interpretar e discutir o tema abordado”, explica.

“A ideia era que os grupos sintetizassem aquilo que tinham descoberto com a leitura”

Professora Luciana

A atividade trabalhou habilidades importantes, como a leitura e a compreensão autônoma de textos, a produção de conteúdo para um veículo de mídia digital e a importância da entonação para transmitir uma mensagem. Após a primeira etapa, o desafio dos alunos foi desenvolver um texto que pudesse ser gravado no formato de Podcast. “A ideia era que os grupos sintetizassem aquilo que tinham descoberto com a leitura”, afirma Luciana.

Para a aluna da Turma 3.1, Maria Vitória Moutinho Vasconcelos, a experiência foi muito desafiadora. “Eu gostei muito de produzir esses Podcasts e a gente aprendeu sobre coisas que estão acontecendo no Brasil e no mundo”, conta. O seu colega Antonio Gaetano Vio, da Turma 3.2, ressalta que o processo foi trabalhoso, mas muito interessante. “Para conseguir fazer um Podcast você precisa ter calma e paciência, pois é um trabalho que demora para ser feito”, ressalta.

Clique nos links abaixo e escute os Podcasts produzido pelos estudantes:

Canal Curiosidade dos Gatos

 

Canal da Saúde

 

Canal das Grandes Curiosidades

 

Canal dos Cupcakes

 

Canal Fim da Poluição

 

Canal Natureza na Vida

 

Canal Neymar Junior

 

Canal Notícias de Selfie

 

Canal os Galácticos

 

Canal Você Sabia

 

Confira o nome dos alunos que participaram das oficinas:

Manhã:
3.1 – Alessandra, Arthur, Gabriel, Gabriela, Maria Eduarda, Caio, Aline, Bruna, Leticia, Gustavo, Julia e Amir.
3.2 – Alana, Lucas, Marina, Tiago Oliveira, Carmela, Carolina, Fernando, Gabriela, Maria Eduarda, Mariana Blanco, Pedro Lopes, Theo Pimentel e Vinicius.
3.3 – Eduardo Bassi, João, José Lucas, Lorenzo, Matheus, Rafael, Eduardo D’auria, Guilherme Cançado, Pedro e Rafaela, Yesica.
3.4 – Antônio, Gabriel, Luca, Pedro, Sophia Alves e Tomás, Alberto, Karina, Letícia, Lucas e Rafael.

Tarde:
3.1 – Caio, Felipe, Heloisa, Luana, Leonardo, Thomaz, Aline, Clara, Ulisses, Maria Vitoria e Gabriel.
3.2 – Beatriz, Antonio Aoun, Eduardo, Gabriel e Manuela, Antonio Vio, Antonio B., João Paulo M., Julia, Maria Clara e Sofia.
3.3 – Catarina, Ian, Leonardo, Luiz Fernando, Tiago Pedro e Roberto.

Leave a comment