Notícias

Colaboradores do CSL compartilham práticas educativas no Congresso da RJE

Encontro da Rede Jesuíta de Educação proporcionou momentos para a troca de experiências e conhecimento

O I Congresso da Rede Jesuíta de Educação Básica / 6.º Congresso Inaciano de Educação no Brasil, realizado entre os dias 2 e 5 de outubro, no Colégio São Luís, reuniu diretores, coordenadores, educadores e estudantes das 17 unidades de Educação Básica da Companhia de Jesus no Brasil. Um momento de celebrar os 5 anos da RJE e de compartilhar práticas educativas e experiências desenvolvidas nas instituições jesuítas.

Com o tema Educação para a Cidadania Global, o evento reuniu – além dos colaboradores do CSL, que compartilharam suas práticas educativas desenvolvidas na instituição – mais de 330 pessoas que participaram de palestras, oficinas, mesas redondas e apresentação de pôsteres.

A Diretora-Geral e Acadêmica, Prof.ª Sônia Magalhães, apresentou a oficina Desafios e aprendizagens na implementação do PEC: a experiência do Colégio São Luís, em que apresentou as etapas do Projeto Educativo Comum no CSL e o processo de mudança de sede da instituição.

Construindo Pontes – analisando os processos administrativos e acadêmicos nos colégios foi o tema da oficina da Coordenadora de Atividades Complementares, Sandra Vaiteka. As informações apresentadas por ela são resultado do trabalho desenvolvido no Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), oferecido pela RJE a educadores de colégios e escolas jesuítas do Brasil. No Congresso, Sandra ainda participou da mesa redonda sobre Aprendizagem.

Na apresentação de pôsteres, os participantes do Congresso tiveram a oportunidade de conhecer algumas práticas desenvolvidas pelos educadores do CSL. Abaixo, confira o nome dos professores e os trabalhos apresentados no evento:

Professor Tema
Walter Maejima O FOCO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. Perspectivas para utilização de modelos de simulação da Organização das Nações Unidas.
Fernanda Franco Ressignificação de tempos e espaços escolares para a promoção da aprendizagem entre pares
Amanda Pereira Assembleia: Uma ação para favorecer a educação integral
Carla Barion Assembleia: Uma ação para favorecer a educação integral
Carolina de Sá Assembleia: Uma ação para favorecer a educação integral
Eloa de Freitas Assembleia: Uma ação para favorecer a educação integral
Érika Betim Assembleia: Uma ação para favorecer a educação integral
Karina Oliveira Assembleia: Uma ação para favorecer a educação integral

Como o CSL foi a sede do evento, muitos colaboradores tiveram a oportunidade de assistir às palestras e prestigiar as demais atividades do evento. O Colégio São Luís parabeniza toda a equipe de colaboradores e alunos que acolheram os visitantes nos dias do Congresso, realizado no período das aulas.

Acesse www.redejesuitadeeducacao.com.br/congresso-2019 e confira notícias, fotos e as principais palestras do encontro!

Leave a comment