Notícias

Comunidade educativa do CSL vivencia os Exercícios Espirituais

Ao longo do ano, estudantes e colaboradores participaram de encontros inspirados na espiritualidade inaciana

Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, são um método de oração que nos ajuda a criar intimidade com Deus e a encontrar a vontade d’ Ele sobre as nossas vidas. A oração pessoal, o silêncio e os momentos de partilha são alguns elementos que constituem os EE (Exercícios Espirituais). Nesse caminho, o exercitante conta com um acompanhante, uma pessoa que atua como facilitadora do processo de interiorização ao longo do itinerário espiritual.

A proposta original dos EE é realizada em 30 dias corridos, que podem ser adaptados às diversas realidades de lugares e de pessoas. Hoje, entre as possibilidades para se fazer os Exercícios Espirituais, as mais comuns são: 30 dias em etapas, oito dias corridos e em etapas, experiências de fim de semana e os EVC (Exercícios Espirituais na Vida Cotidiana).

“A vivência dos EE nos aproxima do anúncio da Boa Notícia de Jesus, contida nos Evangelhos”

Gilberto José Chimenti, assessor para o SEFE

Como obra da Companhia de Jesus, o Colégio São Luís, por meio do SEFE (Serviço da Fé e Espiritualidade), promoveu diferentes momentos baseados na espiritualidade inaciana para a comunidade educativa.

Em 2019, os colaboradores conheceram melhor o método de oração inaciano a partir dos EVC (Exercícios Espirituais na Vida Corrente). Semanalmente, grupos de pessoas participaram desses momentos de oração e silêncio. Uma experiência de fé e proximidade com o Senhor.

Entre os meses de outubro e novembro, as turmas do 3.º e 4.º ano do Ensino Fundamental I tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a espiritualidade inaciana. Adaptado à faixa etária das crianças, o método dos EE começou a ser trabalhado com os estudantes em encontros quinzenais, realizados na Capela do Bom Conselho.

Gilberto José Chimenti, assessor para o SEFE, afirma que promover momentos de espiritualidade são importantes para a comunidade educativa. “Nesses encontros, as pessoas têm a oportunidade de estar mais próximas de Deus. A vivência dos EE nos aproxima do anúncio da Boa Notícia de Jesus, contida nos Evangelhos. Com isso, nossos estudantes e colaboradores, aprendem a saborear o espírito e a linguagem que derivam da espiritualidade inaciana”, finaliza Chimenti.

Acesse o site da Companhia de Jesus no Brasil www.jesuitasbrasil.com/espiritualidade e conheça mais sobre a espiritualidade inaciana.

Leave a comment