Notícias

Oficinas de Aprendizagem

Estudantes e educadores compartilham as vivências nas Oficinas de Aprendizagem, que foram realizadas este ano e farão parte do dia a dia da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I em 2020

Os estudantes da Pré-Escola II ao 3.º ano do Ensino Fundamental participaram de Oficinas de Aprendizagem, que abordaram diferentes conteúdos curriculares, mas tiveram o objetivo comum de desenvolver potenciais de aprendizagem dos estudantes em três eixos: fluência da leitura, proficiência da compreensão e proficiência escrita.

Para isso, uma das premissas das oficinas foi diversificar pessoas e ambientes. Na primeira aula do dia, os estudantes se reuniram em grupos formados, em sua maioria, por colegas e professoras de turmas diferentes da aula regular. Além disso, os grupos eram multisseriados, ou seja, formados por alunos da Pré-Escola II e do 1.º ano do Ensino Fundamental e alunos do 2.º ano com os do 3.º ano do Ensino Fundamental.

Foram diferentes estratégias, como a leitura de um livro por meio de uma caça ao tesouro ou de um poema por meio da brincadeira batata quente, a compreensão de uma história cantada, a criação de novos diálogos para uma charge, entre outras. No vídeo a seguir estudantes e educadores do CSL compartilham os aprendizados e as novas vivências:

Tags

Leave a comment