Notícias

Projeto Tempo e Memória promove encontro entre gerações

Por meio de cartas e encontros presenciais, estudantes conheceram a história de idosos

Ao longo de nossa vida, vivenciamos diferentes experiências, momentos de alegria, tristeza, superação de desafios. Agora, imagine quantas histórias os idosos têm para compartilhar com os mais jovens? Quanta sabedoria há em nossos avôs e avós? Essa troca de experiências entre gerações é um dos desafios de nossa sociedade que, como disse o Papa Francisco em seu livro Sabedoria das Idades (2018), necessita valorizar o papel vital dos idosos.

E que tal aliar essa necessidade do contato intergeracional ao estudo da Língua Portuguesa? Essa é a proposta do projeto Tempo e Memória: Letras de uma História, que envolveu os estudantes do 7.º e 8.º anos do Ensino Fundamental II, ao longo do 2.º semestre.

Na primeira etapa, os estudantes do 7.º ano escreveram cartas aos moradores da Casa Ondina Lobo, entidade filantrópica que atende mais de 70 idosos gratuitamente, na Zona Sul de São Paulo. Depois, em visita à casa de repouso, os alunos do 8.º ano leram as mensagens dos colegas para os idosos e foram também os escribas das respostas.

Segundo o Prof. Rudney Souza, Coordenador de Linguagens do Colégio São Luís, a intenção do projeto é fazer que os gêneros de texto trabalhados nas aulas de Língua Portuguesa tenham funções sociais. “Ao escrever uma carta pessoal, por exemplo, é preciso conhecer minimamente o destinatário. No Projeto, os destinatários são os senhores e senhoras residentes da Casa Ondina Lobo que, em contato com nossos estudantes, contam e ouvem histórias. Essa experiência intergeracional contribui com a formação integral e humana a que se propõem os colégios jesuítas”, explica.

Em novembro, os estudantes do 7.º ano conheceram pessoalmente os idosos que receberam as cartas e ainda promoveram um bingo beneficente. O prêmio? Materiais de higiene pessoal que os próprios estudantes arrecadaram em uma campanha promovida por eles mesmos. Um gesto de solidariedade e empatia.

Confira a galeria de foto com os momentos do Projeto:

 

Leave a comment