Notícias

O verdadeiro sentido do Natal

Ações propostas aos estudantes, famílias e colaboradores do Colégio São Luís incentivam a Cultura de Solidariedade

Durante as semanas que antecedem o Natal, a comunidade escolar pôde participar desse momento despertando-se para o verdadeiro sentido do Natal, com atitudes de amor, partilha e doação ao próximo.

Por meio da Campanha Natal Solidário, estudantes, colaboradores e famílias participaram da doação de panetones, que foram entregues ao Arsenal da Esperança e ao Projeto Oca, trabalho da Companhia de Jesus em Embu das Artes. Junto com os 1.100 panetones arrecadados, foram entregues cartões de Natal, preparados pelos estudantes da Educação Infantil e do 1.º ano do Ensino Fundamental. As instituições, assim como a Fundação Fé e Alegria, também receberam nesse período as doações feitas pela comunidade educativa do CSL ao longo do ano, como roupas, livros, materiais escolares e brinquedos.

Os estudantes do 2.º e 3.º anos do Ensino Fundamental também prepararam cartões de Natal, que foram distribuídos pelos estudantes do 7.º ano em visita ao Asilo Ondina Lobo e à Residencial Orquídea. Na ocasião, os estudantes realizaram um bingo com os idosos e entregaram itens de higiene pessoal arrecadados.

Nas aulas de Ensino Religioso, os estudantes do 3.º ano conheceram a origem dos diversos símbolos do Natal, como presépio, Belém, anjos, estrela, vela, pinheiro, sino, cartão de Natal, presentes e papai noel. As turmas do 4.º ano leram parte do livro Querido Papa Francisco – o Papa responde às perguntas de crianças do mundo todo e escolheram duas cidades do Brasil para produzem desenhos sobre como poderiam ajudar pessoas necessitadas dessas regiões, demonstrando valores, sentimentos e atitudes aprendidos com o Papa Francisco. Em vídeo, o aluno Antonio Elidius compartilhou o que mais gostou do livro >> . Já no 5.º ano, os alunos estudaram algumas religiões como Cristianismo, Judaísmo, Budismo e Islamismo, conhecendo como cada uma celebra o Natal.

No dia 5 de dezembro, houve a bênção do presépio pelo reitor, Pe. Carlos Contieri, SJ, e também o I Concerto de Natal do Coral do CSL, formado por estudantes, familiares e colaboradores.

O grupo de voluntariado, formado por alunos do 9.º ano à 2.ª série do Ensino Médio, diurno e noturno, e antigos alunos realizaram a última visita do ano no ambulatório do Hospital das Clínicas de São Paulo no dia 12 de dezembro. Organizaram uma festa de Natal, conversaram com pacientes, cantaram, brincaram com as crianças, distribuíram presentes e levaram uma mensagem de alegria e paz para todos os pacientes que aguardavam consulta.

Assista ao vídeo com a mensagem de Natal do Colégio São Luís:

Leave a comment