Notícias

Cerimônias de formatura do CSL são marcadas por emoção e alegria

Missa solene e entrega de certificados reuniram estudantes, amigos, professores e colaboradores do CSL

As cerimônias de formatura são momentos especiais para os estudantes, pois simbolizam o término de um ciclo. Entre os dias 16 e 18 de dezembro, aconteceram as missas solenes e a entrega dos certificados das turmas do 9.º ano do Ensino Fundamental II e da 3.ª série do Ensino Médio (Diurno e Noturno) do Colégio São Luís.

O evento ‒ muito esperado por todos ‒ reuniu familiares, amigos, professores e colaboradores do CSL. Segundo a Orientadora do 9.º ano, Cecília Marino, esse é um momento importante para relembrar a trajetória percorrida até aqui. “É o tempo de refletir sobre tudo o que aconteceu e as mudanças positivas do caminho. Além dos alunos, esta é uma etapa significativa também para os professores, que participaram dessa transição dos estudantes, e para os pais, que veem mais uma etapa da missão deles cumprida”, ressalta.

A Prof.ª Sônia Magalhães, Diretora-Geral e Acadêmica do CSL, destaca que o Ensino Fundamental é um período de transformações. “Comemorar o final dessa etapa é motivo de ação de graças e espaço para um rito de passagem, em que a família, a comunidade educativa e os estudantes se reúnem e testemunham, a seu modo, as transformações vividas ao longo desses nove anos”, afirma.

“Um ciclo de aprendizados se encerra, um ciclo que transformou e preparou este grupo de jovens para novas conquistas e mudanças”

Joana Falavina, Orientadora da 3.ª série do Ensino Médio Noturno

No total, 357 estudantes encerraram um ciclo da vida. Destes, 112 são do 9.º ano, 127 da 3.ª série do Ensino Médio Diurno, e 118 da 3.ª série do Ensino Médio Noturno. “Um ciclo de aprendizados se encerra, um ciclo que transformou e preparou este grupo de jovens para novas conquistas e mudanças. Agora, é o início de uma nova fase, uma promessa de continuidade que celebra a necessidade humana de sempre se reinventar diante de novos desafios”, destaca Joana Falavina, Orientadora da 3.ª série do Ensino Médio Noturno.

Os estudantes da 3.ª série do Ensino Médio sempre escolhem um nome para marcar sua passagem pelo Colégio. Em 2019, o Diurno ficou conhecido como Terceiro Supremo, e o Noturno como Terceiro Legado. Duas turmas animadas que vivenciaram bons momentos no CSL. “Celebrar com cada estudante a passagem do Ensino Médio para a universidade é motivo de orgulho e de confiança na Educação jesuíta cuja proposta é formar jovens competentes, conscientes, criativos e comprometidos na compaixão”, destaca a Prof.ª Sônia.

A Coordenadora Geral do Ensino Médio Noturno, Fátima Aparecida Ribeiro, acredita que “o conhecimento nos possibilita ultrapassar as barreiras de todo e qualquer tipo de diferença com as quais convivemos em nosso dia a dia. Agora, é a chance desses jovens mostrarem que o conhecimento nos capacita e nos abre novas perspectivas diante da vida”.

Para Rafael Araújo, Diretor do Ensino Médio Diurno, os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas ao longo da Educação Básica possibilitam aos estudantes continuarem avançando. “Sinalizamos aos estudantes que os conteúdos que aprenderam são importantes para seguirem seus estudos, mas principalmente, os valores, a capacidade de se organizar e tomar decisões, o senso de justiça e de responsabilidade, todo esse aprendizado deve servir para que continuem sendo homens e mulheres para os demais”, finaliza.

9.º Ano do Ensino Fundamental II

3.ª Série do Ensino Médio Diurno

3.ª Série do Ensino Médio Noturno

 

Leave a comment