Notícias

Estudantes do Colégio São Luís falam sobre os benefícios da Yoga

Semanalmente, as turmas da 3.ª série do Ensino Médio exercitar as práticas meditativas e de respiração  

“Eu sempre fui uma pessoa sem paciência e que se estressa facilmente. Quando comecei a praticar Yoga, me senti muito mais leve, aprendi a respirar, o que me acalma muito”, conta a estudante da 3.ª série do Ensino Médio, Catarina Fonseca Lemos, que começou este ano a fazer Yoga no Colégio São Luís.

O seu colega de série, Lucas Fauze Brevigliero Mereb, explica que as técnicas aprendidas nas aulas têm o ajudado no dia a dia. “Antes, em situações estressantes, eu me deixava levar por elas. Depois de um tempo de prática, comecei a aplicar os conhecimentos de Yoga nessas situações, o que me permitiu uma resposta mais inteligente e menos ‘desesperada’. Acredito que isso seja um benefício, já que reduz em muito a quantidade de estresse que eu acumulava durante a semana”, afirma o estudante.

Os depoimentos dos alunos demonstram que as aulas de Yoga oferecidas para as turmas da 3.ª série do Ensino Médio do CSL os ajudam a controlar o estresse e a ansiedade. Em um ano com muitas provas, trabalhos e a pressão dos vestibulares, controlar as emoções é fundamental para manter a saúde mental e o bem-estar. Segundo Catarina, “as técnicas de respiração que aprendemos vão nos ajudar a controlar a ansiedade e o nervosismo com as provas”.

Com a pandemia da Covid-19, as aulas de Yoga passaram por adaptações, mas continuam no período de atividades a distância. “Achei que com a pandemia eu não ia mais praticar Yoga e que todo o meu estresse iria voltar à tona, mas não foi o que aconteceu. O São Luís e a professora Andrea conseguiram achar um jeito de continuarmos praticando, mesmo em casa, claro que não é tão proveitoso como era presencialmente, dado a distância, o ambiente etc., mas está sendo bom também, continuamos aprendendo a respirar e realizar novos métodos e posturas”, afirma Catarina.

Apesar dos desafios, os estudantes sentem os benefícios de continuarem com a prática do Yoga em casa. “Nas aulas, eu consigo esvaziar a mente e me concentrar no presente, o que me permite começar o dia de uma maneira melhor e olhar os meus problemas de uma forma diferente”, finaliza Lucas.

BENEFÍCIOS DO YOGA E DE PRÁTICAS MEDITATIVAS PARA OS JOVENS

  • Diminui as agitações da mente
  • Cultiva atitudes mentais positivas
  • Acalma
  • Gerencia melhor o estresse
  • Melhora a postura
  • Relaxa
  • Melhora a atenção e o foco
  • Autoconhecimento
  • Desenvolve a auto estima
  • Desenvolve a auto-observação, o sentir e o perceber