Notícias

CSL leva reproduções da Enciclopédia Negra para exposição em escolas da Rede Pública

Colégio São Luís abre caminhos para o diálogo sobre antirracismo 

Depois de ganharem espaço na Pinacoteca de São Paulo e no Colégio São Luís, as narrativas representadas na mostra Enciclopédia Negra podem ser conferidas pelos/as estudantes da Rede Pública do município de Atibaia, São Paulo. Na última terça-feira (31/05), a Secretaria da Educação da cidade abriu as portas da exposição e espera receber centenas de alunos ainda neste mês. 

A coordenadora da área de Linguagens, Paula Marques, o coordenador da área de Ciências Humanas, Max Filipe Nigro Rocha, a coordenadora de Projeto de Vida, Vanessa Aparecida Araújo Correia e a mãe de aluna e que ocupa um lugar no coletivo de pais, mães e responsáveis antirracista do CSL, Georgiona Moraes, estiveram presentes na inauguração, representando o CSL. Na ocasião, a coordenadora Vanessa teve a oportunidade de apresentar algumas práticas antirracistas que foram adotadas no colégio. 

Para compor a mesa de abertura, estavam presentes, além das secretárias de Educação Eliane Doratiotto  e de Cultura da cidade, Maria da Glória Carvalho Ribas Dinniz, e da representante do colégio, Vanessa Aparecida Araújo Correia, a líder do coletivo Negra Visão, Silvana Cotrim, que atua em Atibaia por meio de ações que fomentam a discussão sobre o papel do povo negro na sociedade. Correia e Cotrim trouxeram falas essenciais para a compreensão da luta pelo reconhecimento e valorização da contribuição de africanos e seus descendentes para a formação social brasileira.  

Parceria: 

“A parceria abre um diálogo sobre um assunto muito importante, que é o antirracismo. O diálogo faz as pessoas pensarem e esse pensamento leva à transformação”, disse a coordenadora da área de Linguagens, responsável por apresentar o projeto à Secretaria. Ela explica que, após a compra de exemplares do livro homônimo publicado em março de 2021 pela Companhia das Letras, o CSL recebeu, da própria editora, uma reprodução dos retratos biografados que já estavam expostos na Pinacoteca. No colégio, a exposição pôde ser conferida de novembro de 2021 a fevereiro de 2022. (Clique para saber mais) 

Posterior a essa data, e ancorados nos Identificadores Globais dos Colégios Jesuítas, entre eles: educar para a cidadania global e comprometer-se com a justiça; a direção e a coordenação da área de Linguagens do CSL decidiram emprestar a reprodução para que escolas da rede pública tivessem a oportunidade de conhecer e dialogar sobre as histórias de personalidades negras.  

A Mostra 

“Enciclopédia Negra” traz um desdobramento do livro homônimo dos pesquisadores Flávio Gomes e Lilia M. Schwarcz e do artista Jaime Lauriano, publicado em março de 2021, pela Companhia das Letras.  

A enciclopédia apresenta mais de 550 biografias de personalidades negras, em 416 verbetes individuais e coletivos. São histórias de vidas apagadas ou nunca registradas; de personagens negras que lideraram movimentos de resistência e negociaram melhores condições de vida; que foram separadas de seus filhos; compraram alforrias etc. Para compor a obra, 36 artistas contemporâneos foram convidados a produzir retratos dos biografados.